Total de visualizações de página

sábado, 12 de maio de 2012

Conheça todos polos do São João de Caruaru 2012





O prefeito de Caruaru, José Queiroz, apresentou nesta quarta-feira (09/05) a programação do São João 2012. Serão cinco grandes polos de animação espalhados por toda a cidade, com apresentações de mais de 300 artistas durante um mês inteiro de evento. Os festejos começam no dia 2 de junho e se estendem até o dia 30, contando com grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho, Chiclete com Banana, Dominguinhos, Michel Teló, Aviões do Forró, Santanna e Banda Calypso. O São João de Caruaru 2012 será a maior homenagem dos nordestinos ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga e também ao cantor e compositor Azulão, um ícone da Nação Forrozeira, que completa 70 anos de vida e 50 de carreira.

“Estamos prontos para realizar a maior de todas as festas do país. Uma autêntica celebração à cultura brasileira, homenageando Luiz Gonzaga, o grande embaixador do Nordeste e prestando um merecido reconhecimento ao caruaruense Azulão”, afirmou Queiroz, durante a cerimônia de lançamento, realizada no Clube Intermunicipal de Caruaru. Azulão irá cantar no palco do Pátio de Eventos no dia 23 de junho, véspera de São João.

O prefeito ressaltou a importância econômica do São João, que no ano passado movimentou R$ 181 milhões na economia local, atraindo 1,2 milhão de visitantes, com grau de satisfação superior a 90%. Os dados foram apontados em pesquisa realizada pela Prefeitura que ouviu mais de mil pessoas. “Teremos aproximadamente 10 mil empregos temporários, uma importante renda extra para muitos trabalhadores que aproveitam a data para melhorar o orçamento familiar”.

Polos- Descentralizado e multicultural, o São João de Caruaru tem como carro chefe o forró, mas em 2012 irá receber todas as manifestações artísticas. Uma das novidades é o Polo Alternativo, onde vão se apresentar artistas da nova cena musical caruaruense e pernambucana. Mas as inovações não acabam por aí, no Polo da Estação Ferroviária será preparado um espaço para vender exclusivamente as comidas típicas do período junino, como pamonha, canjica e o milho assado. Confira abaixo o perfil de todos os polos:

Polo Cultural da Estação FerroviáriaArraial GonzagãoUma cidade cenográfica com réplica de ambientes que lembram o Caruaru de antigamente como mercearia, igrejinha e outros locais. O espaço abrigará também o Polo do Repente, Salão do Ceramista, Salão da Moda, Salão de Artes Plásticas, o Salão do Artesão, Cine Gonzagão, Praça Azulão e arena gastronômica com barracas de comidas típicas e restaurantes.

Quadrilhas – Inserido no Arraial Gonzagão, próximo a cidade cenográfica, um espaço dedicado a apresentações de quadrilhas de diversos estados que vêm a Caruaru mostrar suas performances, durante o concurso de quadrilhas estilizadas.

Polo do Milho – Uma espécie de praça de alimentação, só que exclusivamente com comidas juninas, feitas à base de milho. As guloseimas serão comercializadas por em dez barracas confeccionadas especialmente para melhor apresentar as iguarias juninas. Todos os dias.

Polo dos Repentes – Localizado no começo da Estação Ferroviária, vai receber os melhores cantadores do Nordeste. Espaço garantido para a criatividade e improviso desta arte secular. Um espetáculo garantido para os amantes da poesia. Quinta a domingo, sempre à noite.


Polo Alternativo Uma das novidades de 2012, vai funcionar no Pavilhão da Estação Ferroviária. O Polo Alternativo será o palco para apresentações de bandas e cantores que não interpretam apenas os rirmos juninos. É o espaço para fusões musicais, rock, MPB, pop e promete atrair o público jovem e descolado da nova cena. Os shows acontecem de quinta a domingo, sempre à noite.

Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga – Um dos maiores espaços públicos para eventos do Brasil, com capacidade para receber 60 mil pessoas com conforto e segurança. O Pátio de Eventos é equipado com 19 restaurantes e 150 barracas de comidas. Uma moderna estrutura de palco com 12 metros de altura, toneladas de som e três telões de led, que vão permitir aos espectadores ver e ouvir os artistas de qualquer lugar do pátio.

Polo Forró do Candeeiro Uma imensa palhoça montada dentro do Pátio de Eventos com estrutura de 10 bares, palco, som e luz. Aqui, diariamente se apresentam artistas locais que valorizam a cultura da região e o autêntico forró.

Polo Alto do Moura Maior centro de arte figurativa da América Latina pela UNESCO devido à grande quantidade de ateliês que se dedicam às esculturas de barro, além de ser um polo gastronômico. Aqui haverá apresentações de trios pé-de-serra e bandas de forró e de pífano. Os ateliês dos artistas estarão abertos durante todos os dias.

Animação- A animação do São João toma conta de toda a cidade. São dezenas de atrações espalhadas por todos os cantos de Caruaru. Festival de Comidas Gigantes, maior fogueira do mundo, museus, bacamarteiros, fogueteiros e uma série de manifestações para você aproveitar uma das maiores festas do Mundo. Os roteiros mais importantes estão disponíveis no press book, um material especialmente preparado para os jornalistas, que segue abaixo.


Com informações da PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário