Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Deu no Blog de Jamildo: "Em Arcoverde, oposição repudia suposta parcialidade do Presidente do TRE"





Segue nota assinada pelos presidentes municipais de seus partidos: Marlos Porto (do PPS) João Justino (do PSB) e Givanildo "Gil da Celpe" Alves Lima (do PSL).

"Os presidentes municipais de partido abaixo-assinados vêm publicamente manifestar seu profundo repúdio à atitude do Exmo. Sr. Desembargador Presidente do TRE-PE, Ricardo Paes Barreto, que, durante palestra proferida sobre o tema “Eleições 2012”, em evento organizado pela OAB-PE na noite de ontem (09/05/2012), no Buffet Arte de Fazer, em Arcoverde, demonstrou amizade pelo prefeito da cidade, o sr. José Cavalcanti Alves Júnior (Zeca), dizendo-se, entre outras coisas, “amigo de longa data” do mesmo, chegando até a afirmar que ele tem “grande aprovação” na cidade, isto há menos de 5 meses da data das eleições municipais. Como se não bastasse, desejou que fossem vitoriosos os que tivessem mais votos, e não os que querem “ganhar no tapetão”.

O silêncio que se verificou no auditório foi reflexo do choque causado nos presentes, pois tal atitude jamais se esperaria de um magistrado que tem a missão de presidir o Tribunal Regional Eleitoral.

Ora, se o Presidente do TRE-PE fez questão de dizer que é, nas palavras dele, “amigo de longa data” do Prefeito de Arcoverde, como os cidadãos sentir-se-ão amparados pela Judiciário ao tentarem fazer qualquer tipo de denúncia contra o(a) candidato(a) do atual prefeito?

Causa estranheza também o fato de tais declarações terem sido dadas há menos de 20 dias da deflagração da OPERAÇÃO RESGATE, pela Polícia Federal, que investiga sérias denúncias de corrupção em Arcoverde e outros municípios, e que, a depender do rumo das investigações e de suas conclusões, pode causar uma grande reviravolta na política da cidade.

Espera-se a mais absoluta imparcialidade do condutor-mor de um órgão encarregado de processar e julgar os recursos em matéria eleitoral durante o pleito que se avizinha, inclusive possíveis denúncias envolvendo o grupo político do dito amigo do Presidente.

Sua exortação de que se deve ganhar no voto e não no tapetão em nada contribui para dignificar o papel da Justiça Eleitoral, encarregada de apurar irregularidades mesmo que praticadas por quem possa ter a preferência do eleitorado, afinal, não vivemos em uma ditadura da maioria e pouco importam índices de aprovação para aqueles que são encarregados da aplicação das leis. Repudiamos qualquer referência à Justiça Eleitoral, da parte de quem quer que seja, como se ela fosse um “tapetão”.

Sentimos que a lisura do pleito de 2012 poderá estar ameaçada, diante da notória desproporcionalidade de poder político e econômico entre as forças antagônicas, se não houver uma atuação firme e exemplar da Justiça Eleitoral, na qual confiamos para coibir eventuais abusos de poder, e não para, através do seu representante máximo no Estado, tecer loas a mandatários locais.

Esperamos, por fim, que o CNJ esteja atento ao presente caso, a fim de que se garanta um pleito justo e não se venha a cometer nenhum atentado às leis e à democracia.
Arcoverde, 10 de maio de 2012."


Com informações do Blog de Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário