Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de março de 2011

BAFÔMETROS NA ROTA DO CARNAVAL

Reforço no número de blitze e linha dura com os motoristas pe­gos alcoolizados ou em situação irregular. É com esse “bloco” na rua que o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), a Polícia Civil e o Batalhão de Trânsito de Pernambuco (BPTRan) pretendem diminuir o número de acidentes e vítimas no Carnaval deste ano.

A grande novidade é a devolução da carteira de habilitação 24 horas depois de apreendida. No Carnaval de 2010, 688 foram recolhidas. “Queremos facilitar a entrega do documento para não prejudicar os turistas que visitam o Estado”, afirmou o presidente do Detran-PE, José Humberto. Para isso, 158 agentes de trânsito e uma equipe de servidores na retaguarda foram escalados para garantir maior agilidade aos processos.

A operação começou ontem. Serão realizadas 115 blitze até a Quarta-feira de Cinzas, principalmente nos focos de folia do Recife, Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá, Goiana (Ponta de Pedra), Ipojuca (Porto de Galinhas), Tamandaré, Bezerros, Nazaré da Mata e Pesqueira. Para isso, o Governo do Estado investiu R$ 330 mil na operação. Seis viaturas, mil bafômetros descartáveis e 17 motos foram doadas para a operação.

Além disso, a frota do Detran-PE foi renovada e conta, agora, com 44 viaturas de fiscalização equipadas com cones, kits de primeiros socorros e capacete, quatro vans, 14 viaturas para unidades de operações, plataforma com muque para fiscalização, além de 28 etilômetros, seis computadores, 90 rádios comunicadores.

“Muitas ocorrências começam no trânsito. Com o apoio dos agentes do Detran, vamos agir irmanados e teremos como multiplicar o número de abordagens. Desse modo, esperamos acabar com esse número alarmante de violência no trânsito, principalmente no Carnaval, provocado pela bebida alcoólica”, ressaltou o comandante do BPTRan, major André Cavalcanti.

A Polícia Civil estará com oito delegacias móveis de plantão no Recife, 12 na RMR e seis nas delegacias especializadas, dando suporte ao folião, e ainda, uma equipe 24 horas exclusiva para atender somente os casos de alcoolimia. Haverá um delegado, um escrivão e cinco agentes da Delegacia de Combate ao Delito no Trânsito para atender essas ocorrências. Os telefones do plantão são (81) 3184.3613 / 3184.3614.

Durante essa semana pré-carnavalesca, o Detran-PE vai reforçar a fiscalização à noite, com dez pontos espalhados na RMR. Blitze educativas serão realizadas até o final do Reinado de Momo, com destaque para a abordagem programada às 9h da próxima quinta-feira, no 2º Jardim de Boa Viagem, e outra blitz no Sábado de Zé Pereira, das 8h às 9h30, nas ruas de acesso ao Centro do Recife.

Nelas, que contarão com a Turma do Fom Fom, serão distribuídos bafômetros descartáveis e panfletos informativos aos motoristas, trazendo dicas de segurança no trânsito. “Queremos conscientizar o folião para que, realmente, se beber, não dirija: pegue ônibus, táxi, ou carona”, reforçou o diretor de Fiscalização do Detran-PE, Sérgio Lins.

FONTE: folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário