Foto: Reprodução da Internet
Frei Damião
Um projeto grandioso deve incluir Caruaru no roteiro do turismo religioso nos próximos anos. A ideia é construir, na Capital do Agreste, um grande complexo em homenagem ao capuchinho italiano, Frei Damião. O memorial é uma proposta antiga da congregação na cidade, mas começou a tomar forma há seis anos, quando uma família da região se propôs a doar o terreno para as futuras instalações. O plano arquitetônico está em fase de conclusão. Foi acertado também que os restos mortais do religioso devem ficar no Agreste.
O memorial vai ocupar uma área de 40 hectares, as margens da BR-104. O terreno foi doado pela família Tavares, que resolveu aliar um desejo pessoal à fé cristã. “Meu marido era devoto de frei Damião. Depois que (José) Tavares faleceu, como sabia do carinho e fé dele, resolvi doar o terreno”, contou Maria Luiza. Segundo ela, o marido já tinha, anos atrás, sinalizado para o desejo de ajudar na construção de um santuário em nome de Frei Damião.
Assim que recebeu a notícia da doação, a ordem religiosa começou a elaborar o projeto de construção. Tudo é supervisionado de perto pelos frades caruaruenses e já está quase pronto. “Teremos uma igreja, pátio, estacionamento, centro de apoio aos romeiros, o museu e um convento para os religiosos”, contou o coordenador da equipe do projeto, frei França.
O religioso destacou que o objetivo principal de trazer o memorial para a cidade é dar mais conforto aos fiéis. “Não há como ampliar o convento de São Félix de Cantalice, no Recife, e o local não comporta mais a demanda de fiéis”, explicou frei França.
Obras
Apesar de quase concluído no papel, ainda não há previsão para o início das obras do complexo. A licença ambiental para que o santuário seja erguido ainda não saiu e o orçamento geral da obra está em aberto. Empresários, poder público e fiéis devem ser convocados em breve para contribuir com recursos financeiros. “Queremos, em um momento oportuno, fazer uma grande campanha de sensibilização, inclusive com a iniciativa privada”, afirmou frei França. Na próxima terça-feira, o empresário André Tavares, um dos doadores do terreno, tentará junto ao DER a implantação de mais acessos ao memorial, incluindo o projeto no planejamento de duplicação da BR-104.
FONTE: folhape.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário