Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de março de 2011

BUÍQUE: Servidores temem nova invasão

Os funcionários do prédio onde funcionam as Secretárias de Finanças, Obras, Administração e Meio Ambiente, na cidade de Buíque, no Sertão, tem ido trabalhar temerosos nos últimos dias. O medo é de uma nova invasão dos índios da Aldeia Kapinawá ao prédio. No último dia 1º cerca de 100 indígenas invadiram o local e fizeram todos os servidores de reféns por quase seis horas. A tribo, que reivindica a construção de uma estrada, prometeu novas invasões caso o projeto não avance.

Uma funcionária que não quis se identificar comentou que viveu horas de medo e incerteza no início do mês, por isso muitos servidores temem uma nova manifestação dos Kapinawás. “Ninguém podia entrar nem sair, até que o prefeito chegou e negócios com eles”, relembrou. Segundo ela, os índios estavam armados com arcos, flechas e machados. Eles não foram violentos, mas assustaram.

O secretário de Obras, Sosténes Camelo, disse que os indígenas ficaram das 9h até as 16h no prédio. Entre as reivindicações da tribo estavam o repasse da verba para pagamento de agentes de saúde que atendem a comunidade indígena e a construção de uma estrada. A primeira questão já foi atendida, mas a rodovia não. “O projeto já está em fase de licitação, que termina no próximo dia 30”, afirmou Camelo.

A estrada alvo de reivindicação dos Kapinawás corta a tribo, saindo da PE-270 até o povoado de Catimbau. Ela tem 24,5 quilômetros e custará R$ 22 mil. O coordenador técnico da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Buíque, Expedito Macena, explicou que a estrada possibilitará o acesso da comunidade a escola. “As condições atuais da estrada dificultam a ida dos alunos, por isso a reivindicação”, explicou.


FONTE: folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário