Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

BEZERROS: Lula Vassoureiro e as máscaras que encantam

O Carnaval do Papangu já é referência em criatividade. As máscaras gigantes estão por toda a parte. No período que antecede o carnaval, elas se destacam ainda mais, já que os animados foliões esperam ver muita cor e alegria espalhados nos quatro cantos. Basta dar um giro pela cidade e conferir o capricho desta produção.



Muitos artesãos empenham-se no trabalho de avivar os dias de momo. Um deles é Amaro Nascimento, o popular Lula Vassoureiro. Com 56 anos, é considerado o principal artesão de máscaras de papangu, produzindo em média 1.500 peças por carnaval. A atividade requer apenas papel de jornal, cola de goma e tinta de tecido, além de uma técnica bastante aperfeiçoada. Suas máscaras chegam a medir até 5 metros e embelezam as principais ruas de Bezerros e a BR 232. Mas o seu trabalho não se limita apenas ao carnaval. Conhecido internacionalmente, Lula representou a cidade nas mais variadas partes do mundo. “Já fui aos Estados Unidos, Etiópia, Pensilvânia, Canadá. Tive que perder o medo de avião”, brinca.



Lula conta que, além do nome, herdou também do pai Zé Vassoureiro o dom artístico, iniciando suas atividades aos oito anos de idade. “Cresci vendo o meu pai fazer aquilo, e quando criança, já queria imitá-lo”, lembra. A família de Lula também adquiriu o hábito do trabalho artesão. Atualmente, seguem os seus ensinamentos a esposa, o filho e a nora, todos criando máscaras na Casa de Cultura Popular Lula Vassoureiro, que fica o ano todo aberta a visitação, localizada na Rua Otávia Bezerra Vila Nova, 64 - Santo Amaro.


Das mãos do artista, ainda surgem lindos personagens como o bumba-meu-boi, burricas, e bonecos gigantes. Como grande carnavalesco, é criador do famoso e tradicional Bloco “Bacalhau do Lula Vassoureiro”, fundado em 1953, pelo seu pai. O bloco desfila todos os anos, na quarta-feira de cinzas à noite, e leva milhares de pessoas à despedida da festa. Ao comando de Lula, a famosa “quarta feira ingrata”, então, fica na memória dos foliões que esperarão ansiosamente pelo próximo carnaval.

 
FONTE:bezerros.pe.gov.br-Assessoria de Imprensa / Fotos: Júlio Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário