Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Blecaute atingiu 95% do fornecimento de energia em Pernambuco


Apenas 10 cidades, de um total de 185 municípios, mantiveram o serviço de luz parcialmente

Cento e setenta e cinco cidades de Pernambuco foram completamente atingidas pelo blecaute desta madrugada, causado por um problema num equipamento eletrônico da subestação de Jatobá, no Sertão, ligada à usina Luiz Gonzaga, antiga Itaparica. O número foi repassado pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), no começo da tarde desta sexta (04).

Pedra de Fogo, na Paraíba, que se encontra na área de concessão da Celpe, também ficou sem luz. Os municípios de Afrânio, Dormentes, Petrolina, Lagoa Grande, Petrolândia, Jatobá, Tacaratu, Inajá e Manari tiveram o fornecimento parcialmente afetado.

Segundo a Celpe, a interrupção atingiu  95% do fornecimento energético do Estado, o que equivale a 2,9 milhões de unidades consumidoras. O restabelecimento da energia começou à 1h40, tendo sido totalmente concluído às 4h50.

DANOS A ELETRODOMÉSTICOS

Mozart Bandeira, diretor de Operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), explica que quem teve algum eletrodoméstico ou aparelho eletrônico danificado devido à falta de energia deve procurar a Celpe, conforme orientação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Se houve dano provocado por falta ou oscilação de energia, o consumidor deve se dirigir à distribuidora, que é quem está mais perto da população. Uma vez confirmada a origem do defeito no produto, a distribuidora ressarce o cliente e é ressarcida pelo agente que tem a responsabilidade pela ocorrência”, afirma.

A Celpe, por sua vez, afirma que quem se sentir prejudicado deve formalizar uma reclamação no site da empresa ou nos postos de atendimento da companhia. É preciso preencher um formulário de solicitação de indenização, informando os equipamentos danificados, data e hora da ocorrência.

Depois disso, uma equipe da Celpe fará uma vistoria e, caso fique constatado que o dano teve origem na interrupção do fornecimento de energia, a empresa vai solicitar três orçamentos para providenciar o ressarcimento ao cliente. Somente geladeiras podem ser consertadas antes da inspeção da Celpe.

O Procon informa que, se a Celpe demorar a pagar pelo conserto, quem foi prejudicado deve procurar o serviço de defesa do consumidor, pelos números (81) 3181 7000 (81) 3181 7000    ou 0800 2821 512.
 
FONTE: pe360graus.globo.com
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário