Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

59% dos agressores de deficientes em Belo Jardim são familiares

Em Belo Jardim, no Agreste, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Belo Jardim (Comudebeja) apresentou, nesta segunda-feira (06), um diagnóstico sobre os atendimentos realizados de setembro de 2009 a outubro de 2010 no município.

Segundo dados do levantamento, das 98 ocorrências que foram registradas, 25% envolvem agressão, seguidos de 13% de casos de retenção inapropriada de cartão de benefícios, 14% são vítimas de maus tratos e 13% sofrem por negligência. Além de outros tipos de violência como abandono (7%), abuso sexual (4%), drogadição (2%) e outros não especificados (22%).

O dado mais alarmante desta pesquisa é que 59,14% das ocorrências são causadas por membros da própria família do deficiente, ou seja, somente 2,2% dos casos são provocados por pessoas desconhecidas, 3,3% por vizinhos e 35% pelo próprio deficiente.

O diagnóstico revelou ainda que os bairros que registram maior número de denúncias são o São Pedro e Santo Antônio.

O Comudebeja é uma organização municipal que atua no processo permanente de planejamento de atividades e na definição, controle, fiscalização e avaliação de políticas públicas em favor das pessoas com deficiência de Belo Jardim. O Conselho recebe denúncias de demanda espontânea e os encaminha, quando necessário, para o Ministério Público e para a delegacia de polícia.

FONTE: Portal +AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário