Total de visualizações de página

domingo, 12 de dezembro de 2010

Um Natal ecológico no interior - Em Gravatá e Caruaru, no Agreste do estado, decoração ´eco-friendly` atrai visitantes para as duas cidades


Tudo pronto para as festividades natalinas do interior do estado de Pernambuco. Neste ano, municípios do Agreste como Gravatá, distante 85 km do Recife, e Caruaru, a cerca de 130 km da capital, apostam em decoração ´eco-friendly`, ou ecologicamente correta, aproximando também os estilos tradicional, moderno e retrô, para conquistar a preferência dos turistas nas comemorações de Natal. Na ´cidade irmã de Gramado (RS)`, como Gravatá também é conhecida, a programação oficial já foi aberta. Em Caruaru, 80 mil CDs e DVDs piratas já vestem a Praça do Rosário, a mais antiga da cidade, em vermelho e violeta. Lá, réplicas gigantes de anjos tocando flautas dão ar natalino à cidade. As duas cidades terão autos de natal e cantatas.
Em Gravatá, as praças Rodolfo de Moraes, Matriz, Arão Lins e Dez já estão decoradas com os elementos mais tradicionais desta época do ano, como papais noeis, guirlandas, sinos, árvores de Natal e muita luz. Desta vez, a cidade ganhará uma árvore tamanho gigante, com 18 metros de altura, que está sendo montada no Alto do Cruzeiro, ponto mais alto da cidade. Ao todo, serão usadas mais de 800 lâmpadas brancas. Quem for à cidade poderá aproveitar para fazer um ´tour` pelos principais pontos turísticos de Gravatá, como o Polo Moveleiro, já enfeitado, em um ônibus que está sendo decorado com papais noeis. No trajeto, a festa será animada por bandas que tocarão músicas natalinas. Toda a renda arrecadada será revertida para o abrigo Vicente Soares. ´A abertura deste ano será com Osquestra Natalina, Padre Joselito e corais Santana e da Chesf`, explicou o diretor de eventos de Gravatá, Wagner Ferreira. A cidade deve receber 120 mil turistas.

Já em Caruaru, a novidade deste ano será a decoração, já concluída, da Praça do Rosário, a mais antiga da cidade, que, para homenagear o centenário do músico José Florêncio, ou professor Machadinho, será transformada em ´praça da música`. Trinta réplicas, em barro, de pianos, violões, saxofones e trompetes, de dois a três metros de altura, estão espalhados pelos quinze canteiros da praça. Anjos tocando flautas, um trenó puxado por renas e árvores naturais dão toque natalino ao espaço.

´A decoração também é feita usando CDs e DVDs doados pela Polícia Civil`, detalhou o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, José Santos. Os principais corredores viários de Caruaru, como as avenidas Agamenon Magalhães e Manoel de Freitas, além da Igreja Nossa Senhora da Conceição, o marco zero da cidade, já foram decorados em conceito Art Nouveau, valorizando o trabalho artesanal.

´A nossa preocupação com o meio ambiente é prioridade. Por isso, estamos usando lâmpadas de baixo consumo, garrafas pet e mangueiras flex light`, concluiu José Santos. A decoração natalina ´da capital do forró` também usará material plástico e metais que dão vida a notas musiciais.

No município, 14 árvores de Natal de 3 metros de altura estarão em exposição, entre 18 de dezembro e 1º de janeiro, em um espaço cenográfico, criado em 2009, chamado de Cidade de Natal, na Estação Ferroviária. No local, cerca de 50 pratos de barro, sobre os festejos desta época do ano, criados por netos de artesãos da cidade e discípulos do Mestre Vitalino, também poderão ser conferidos. A decoração no local, em CD e DVD, está sendo feita por estudantes de 14 escolas da cidade e 30 detentos. 

FONTE: diariodepernambuco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário