Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

SERRA TALHADA - Cidade terá casa de reabilitação

A cidade de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, ganhará no próximo ano uma casa de apoio a dependentes químicos. O projeto é coordenado pela Diocese de Afogados da Ingazeira, que está a frente das atividades pastorais na região do Pajeú. O terreno para a construção do centro de reabilitação, com área total de sete hectares, foi adquirido com a ajuda de católicos da região. A construção da Casa de Restauração Santa Bárbara começa na primeira semana de janeiro.

O projeto do centro de atendimento aos usuários de drogas está orçado e R$ 500 mil. A casa irá abrigar inicialmente 30 pessoas, entre homens e mulheres. Além de acompanhamento médico e psicológico, os pacientes também vão ter acesso a qualificação profissional. “Teremos um projeto de artesanato, criação de cabras e horta”, comentou o pároco de Serra Talhada, Gilvan Bezerra. O religioso comentou, ainda que, a casa funcionará nos mesmos moldes da Fazenda da Esperança, que funciona em Garanhuns, e é referência nacional no tratamento de dependentes de drogas e álcool.
A ideia da construção do abrigo está ligada ao crescente aumento de dependentes químicos no Sertão. Inconformada com essa realidade, a população reagiu e junto com a paróquia idealizou o projeto. Além do apoio da comunidade, o pároco destaca o auxilio de órgãos governamentais e de entidades estrangeiras. “O centro será, a princípio, mantido com doações de paroquianos, mas algumas ONGs internacionais já ofereceram ajuda”, contou.
O bispo de Afogados, Dom Egídio Bisol, acredita que a casa de recuperação pode mudar a realidade do consumo indiscriminado de drogas. “O crack está invadindo nossa região”, frisou. O bispo também demonstrou preocupação com a juventude local. Os interessados em conhecer mais o projeto ou se inscrever para participar devem procurar a Paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Serra Talhada.

FONTE: folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário