Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sertão pernambucano pode ter chuva acima da média no início de 2011

O Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), órgão vinculado ao Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), traz uma boa notícia para os sertanejos. Está previsto para os três primeiros meses do próximo ano devem ser marcados por chuvas variando de normal a acima da média histórica principalmente no semiárido do Estado. A continuidade do fenômeno La Niña, no qual se apresenta com intensidade moderada, é o principal fator para este cenário climático.

Entretanto, algumas localidades do Sertão poderão receber uma quantidade de precipitação maior do que outras. Segundo a coordenadora do Lamepe/Itep, Francis Lacerda, essa é uma condição normal do semiárido de Pernambuco, uma vez que a mesorregião apresenta uma alta variabilidade temporal e espacial dos índices pluviométricos. Com relação às temperaturas do ar, a meteorologista prevê cenário de condições normais para o período. “As temperaturas devem ficar dentro da média histórica dos respectivos meses”, conta.

A temperatura das águas superficiais do oceano Atlântico também é condicionante para a definição da previsão climática. Porém, atualmente, elas apresentam uma condição de neutralidade na costa leste do Nordeste, “Este cenário não é determinante para interferir no prognóstico climático para o período”, diz Francis. Entretanto, ela conta que, a partir de janeiro, as condições do Atlântico geralmente mudam, promovendo mudanças positivamente ou negativamente no regime pluviométrico. “Por isso, é fundamental o monitoramento permanente do Atlântico”, diz.

FONTE: Portal +AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário