Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Vacinação ganha novo público-alvo

Várias cidades do Interior já começaram a programação anual para a campanha de combate a Influenza Sazonal, a gripe. Uma reunião, hoje, no Recife vai definir o calendário e entrega das doses da vacina. A novidade deste ano é que não apenas os idosos receberão a vacina. Agora povos indígenas, crianças de 6 meses a 2 anos e gestantes também receberão a imunização.

“Normalmente, a vacina só tem efeito 15 dias depois da dose, por isso fazemos antes do inverno para que quando chegar o período mais frio a pessoa já esteja imunizada”, disse a diretora de Vigilância e Saúde de Caruaru, Nara Saraiva. Como no Interior a queda de temperaturas na passagem do verão para o inverno é mais brusca, a incidência de influenzas é maior. Nara explicou que a campanha, que anos anteriores era temida pela população, hoje é muito bem aceita. “Quem toma a vacina e, mesmo assim, contrai gripe vê que os sintomas são bem menores do que em quem não tomou”, disse ela.

Em Gravatá, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Flávia Ferreira, destacou a importância de os pais levarem o cartão de vacinação dos filhos que serão incluídos na campanha. “Nessa faixa etária serão duas doses, em meses subsequentes, por isso é necessário levar o cartão”, frisou.  A diretora alertou para algumas contraindicações. “Pessoas com registro de choque anafilático ou alergia a ovo não devem tomar”, frisou. Tanto em Caruaru quanto em Gravatá as campanhas começam no dia 25 deste mês. A mobilização nacional, o Dia D, será dia 30.


FONTE: folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário