Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A vida traduzida em cordéis: Dois mil folhetos em exposições na 1ª Feira de Literatura de Cordel do Sertão, em Serra Talhada

Quase dois mil títulos de folhetos populares estão reunidos na 1ª Feira de Literatura de Cordel do Sertão, que será realizada durante todo o dia de hoje em frente ao Museu do Cangaço, em Serra Talhada. Uma estrutura com toldos foi montada em frente ao museu, onde os visitantes poderão ler e adquirir os cordéis, em exposição desde a parte da manhã. Às 16h, Adriano Marcena faz uma palestra sobre o tema e, à noite, um time de primeira de poetas do Sertão do Pajeú comanda as improvisações.

Na lista dos convidados, nomes conhecidos como Chico Pedrosa, além de artistas de Serra Talhada, Tabira, Triunfo e São José do Egito. Rui Grudi, Dedé Monteiro, Edgar Muniz, Caio Menezes, Felipe Júnior, Dudu Morais, Dulce Lima, Genildo Santana, Adeval Soares, Neide Nascimento, Paulo Moura, Gilberto Mariano, Damião Enésio e Zé Pereira confirmaram presença.

Nos folhetos de cordel, temáticas recorrentes como a história de Lampião, do Pavão Misterioso, Coco Verde e Melancia, O Cachorro dos Mortos. Além de fatos históricos recentes,como a eleição da presidente Dilma Rousseff, a Transnordestina, a política em Cuba.

A iniciativa é da Fundação Cabras de Lampião, que fundou o Museu do Cangaço há dois anos, com patrocínio do Programa BNB de Cultura 2011 e do Sebrae. ´O cordel ajudou na projeção dos mitos e lendas do Sertão. Ampliou a fama dos cangaceiros, beatos, vaqueiros, cabras valentes. Nós sempre lembramos dos livros em prosa, da poesia de repente, mas os cordelistas e declamadores merecem ser homenageados`, avalia Anildomá Willians de Souza.

Ele e sua família pesquisam o universo cultural do cangaço há 25 anos. Anildomá é responsável pelo Encontro Nordestino de Xaxado, que agrega grupos de dança popular do Nordeste e acontece há 13 anos em Serra Talhada. Em 2011, está marcado para o primeiro fim de semana de junho, de quinta-feira a domingo.


FONTE: diariodepernambuco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário