Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

LITERATURA - Festival de Caruaru tem 2ª edição

A Capital do Forró abre espaço para a arte das palavras esta semana. De 25 a 26, Caruaru recebe a segunda edição do Festival de Literatura (Flic). Este ano o evento homenageia José Florêncio Neto, mais conhecido como professor Machadinho, e a artista plástica Luiza Maciel. O festival acontece no Museu do Barro e tem entrada gratuita. O Flic é uma promoção da Fundação de Cultura de municipal, Academia de Letras de Caruaru e do Instituto Histórico da cidade. O evento visa promover o conhecimento e visibilidade de escritores caruaruenses ao grande público. “Caruaru é um celeiro de grandes artistas e também do mundo literário”, frisou o presidente da Fundação, José Pereira.

Para ele o encontro abre espaço para a lembrança de que a cidade tem um potencial artístico maior do que o das artes populares, como as esculturas em barro e do forró. Segundo Pereira, a escolha para os homenageados desse segundo festival levou em conta a relevância histórica. “Professor Machadinho foi o percussor do ensino de música nas escolas da cidade e Luiza Maciel é um ícone das artes há 50 anos”, explicou.

O encontro de literatura também servirá de vitrine para lançamentos de duas obras, “Reminiscências em prosa e verso”, de Malude Maciel, e  “A Mulher que Pariu o Senador”, de Assis Claudino. Malude Maciel classificou a escolha da data para lançar sua publicação como a melhor. “É um momento em que se respira cultura e literatura”, afirmou. O livro resgata lembranças históricas de caruaru, relatos pessoais, crônicas e cordéis.

No encontro também estão marcadas palestras com o presidente da Academia Pernambucana de Letras Waldênio Porto, o teatrólogo Reinaldo Oliveira, o historiador Josué Euzébio e os professores Humberto França,  Edson Tavares Costa, Josabel Barreto e Olímpio Bonald. A abertura do Festival de Literatura é às 20h, da próxima quinta-feira, com apresentação de cantora lírica e debate com o tema “Imprensa e Texto Jornalístico Literário”.

FONTE: Folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário