Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Psicólogo diz que indefinição sobre provas do Enem deixa estudantes ansiosos

O psicólogo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Fernando Elias José afirmou hoje (10) que a indefinição sobre a reaplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio causa nos estudantes um desgaste emocional, devido ao nível de ansiedade decorrente da preparação deles para a avaliação.

“Essa ansiedade está aflorada neste momento pelo fato de não se saber o que vai acontecer, e como vai ficar a situação desses estudantes”, contou ele em entrevista à Agência Brasil.

Segundo o especialista a anulação da prova é uma medida justa, porque a emoção do estudante precisa ser respeitada, assim como todas as pessoas envolvidas com essa questão neste momento. “Acredito que, tanto o governo quanto a Justiça irão respeitar o estudante e levar essa questão em consideração.”

Fernando explica também que essas indefinições causam nos estudantes uma perda de foco. Segundo ele, com essa confusão, o estudante vai ter dificuldade em se concentrar e dar continuidade ao ritmo de estudo ou até mesmo se preparar para um próximo exame ou vestibular.

“O Enem deveria ser algo extremamente sério e importante na vida dos estudantes. Tenho encontrado desde segunda-feira [8] candidatos nervosos, ansiosos, preocupados quanto ao que vai acontecer. É importante que eles continuem estudando pois o exame é uma etapa, e outras avaliações virão pela frente”, afirma o mestrando em Cognição Humana.

Apesar de considerar que a credibilidade do exame está abalada, o psicólogo fala que muitas universidades ainda usam a nota do Enem como forma de ingresso. “Eu acredito que várias faculdades irão rever isso, principalmente as particulares que usam apenas uma porcentagem da nota, mas creio que algumas faculdades federais continuem com esse método de avaliação, o que deixa o estudante dependente dessa prova.”

FONTE: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário