Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Após polêmica, Justiça manda paralisar demolição da Vila do Forró, em Caruaru

A demolição da Vila do Forró de Caruaru foi paralisada pela Justiça ontem. O juiz da Vara Privativa da Fazenda Pública de Caruaru, José Fernando Souto de Souza, deferiu o pedido de ação popular impetrada pelo vereador Diogo Cantarelli (PSDB), que pedia a parada da demolição das casas e a reparação das partes que já foram destruídas.


A Câmara comemorou a decisão judicial. “Foi uma vitória para Caruaru. O prefeito estava achando que a cidade era um quartel general, mas não é”, disparou Cantarelli. A decisão saiu no final da tarde. O juiz considerou que a demolição da Vila representa perigo de lesão irreparável ou de difícil reparação.



Com isso, as obras devem ficar paradas até a decisão final da ação, que irá também avaliar se o conjunto arquitetônico faz parte do patrimônio histórico do município. “Hoje, o que se pretende, é a prevenção e a precaução por parte de todos, a fim de proteger o patrimônio cultural”, afirmou o magistrado na decisão.



Caso a suspensão não seja cumprida, o executivo municipal está sujeito a pagamento de multa diária no valor de R$ 10 mil, limitada a R$ 50 mil. O juiz pediu diligências legais, com urgência urgentíssima e já expediu o mandado de intimação das partes. O prazo para contestação da decisão é de 60 dias.



Depois de várias tentativas de contato por telefone com o prefeito José Queiroz, a assessoria de gabinete afirmou que não vai se pronunciar sobre a questão até o recebimento da intimação. O presidente da Fundação de Cultura, José Pereira, também não foi encontrado para comentar a decisão da Justiça.

FONTE: folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário