Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Festival de Inverno de Garanhuns 2011: Maioridade e expansão

Descrição da imagem
O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) atinge sua maioridade com duas novidades: uma expansão da programação musical e uma maior democratização no acesso das suas atividades, para além do centro da cidade.


A 21ª edição do evento, cuja programação foi anunciada ontem, em entrevista coletiva no Teatro Arraial, incrementou os palcos Pop, Forró e Instrumental, que passam a contar com atrações durante nove dias do festival, ao invés de apenas seis.  Através de um palco móvel e outros projetos itinerantes, apresentações de artes cênicas, música, cultura popular e literatura chegarão a bairros mais afasta­­dos.

Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o FIG 2011 vai acontecer entre os dias 14 e 23 de julho e terá como grande homenageado o multiartista Lula Côrtes, falecido em março. Um dos seus filhos, Nemo Côrtes, esteve presente durante o anúncio da programação e antecipou como será a homenagem ao seu pai.

“Suas duas ex-bandas, a Triângulo do Poder e a Má Companhia, receberão 14 convidados para cantar músicas de todos os álbuns de sua discografia”, explicou. Para o secretário de Cultura de Pernambuco, Fernando Duarte, a escolha de Lula Côrtes como homenageado nasce da necessidade de simbolizar o artista livre que ele era. “Queremos que a população do Agreste reconheça esse gênio”, enfatizou.

Avaliado em R$ 14,2 milhões, o 21º FIG contará com 254 atrações, das quais apenas 18% foram convidadas direto da organização do evento. A grande maioria chega aos palcos através da seleção por edital. “Conseguimos atingir um número abaixo do esperado de atrações convidadas diretamente pela produção, o que comprova a qualidade não só dos projetos submetidos, mas também o interesse dos artistas em fazer parte do festival”, pontuou o secretário executivo de Cultura e coordenador geral do festival, Beto Silva.

Além dos shows principais, que acontecem no palco da Esplanada Guadalajara (confira ao lado a programação), merece destaque a programação do Palco Pop, que este ano conta com uma programação variada e de peso. Nomes de destaque como Marcelo Camelo, Tulipa Ruiz, Eddie, Devotos e Autoramas passarão por lá.

O cardápio também está variado nos palcos Forró e Instrumental, com vertentes variadas do gênero. Música erudita, com programação do Conservatório Pernambucano de Música e do festival Virtuosi na Serra, invade a Igreja Matriz de Santo Antônio. A programação do FIG contempla espetáculos de cultura popular, teatro (adulto e infantil), dança, circo e ópera, além de programação voltada para literatura, artes visuais, fotografia e moda.

VIRTUOSI

Foi anunciada ontem, também, a programação do 3º Virtuosi Gravatá, que levará música de concerto para a Igreja Matriz de Santana, no centro da cidade, entre os dias 9 e 17 de julho. As apresentações, gratuitas, serão dedicadas aos 200 anos de nascimento do compositor  Franz Liszt.


Programação do Palco Gualajara

14 de julho (quinta-feira)
Tributo a Lula Côrtes
Geraldo Azevedo
Alceu Valença
15 de julho (sexta-feira)

Rogério e os Cabra
Orquestra Contemporânea de Olinda
Otto
Frejat
Nando Reis

16 de julho (sábado)
Muendas
Pato Fu
Orchestra Santa Massa
Bebel Gilberto
Atração nacional em negociação
17 de julho (domingo)

Mourinha do Forró
Bongar
Josildo Sá
Marina Lima

18 de julho (segunda-feira)
Paulinho Groove
Zé Cafofinho e Suas Correntes
Adilson Ramos
Fafá de Belém

19 de julho (terça-feira)
Lux Time
Rogerman
Maestro Ademir Araújo
Spok Frevo Orquestra
Elba Ramalho

20 de julho (quarta-feira)
Lucas Notaro
Daúde
Nelson Sargento
Roberta Sá
Margareth Menezes

21 de julho (quinta-feira)
Karla Rafaella
Karina Buhr
Luiza Possi
Seu Jorge

22 de julho (sexta-feira)
Alexandre Revoredo
Mesa de Samba Autoral
Beth Carvalho
Jorge Aragão
Unidos da Tijuca

23 de julho (sábado)
Instinct Noise
Siba
Mundo livre s/a
Nação Zumbi


FONTE folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário