Total de visualizações de página

domingo, 24 de julho de 2011

GARANHUNS: FIG 2011 - Esplanada Guadalajara celebra a vitalidade da música pernambucana


Roberta Guimarães
Descrição da imagem
Novas músicas da Mundo Livre S/A foram bem recebidas pelo público


Nação Zumbi, Siba e Mundo Livre S/A celebraram 20 anos do movimento mangue no encerramento do festival


A última noite do XXI Festival de Inverno de Garanhuns celebrou os vinte anos do movimento mangue, trazendo ao palco da Esplanada Guadalajara nomes que foram fundamentais para as transformações culturais promovidas em Pernambuco na década de 1990.


O público que enfrentou a chuva para conferir os shows de Siba, Mundo Livre S/A e Nação Zumbi participou da festa que celebrou a maturidade, tanto dos artistas quanto do próprio festival.


"É muito bom tocar numa noite com os amigos, participar dessa festa só com artistas pernambucanos. Que bom que algo está mudando", comentou Jorge Du Peixe, vocalista da Nação Zumbi, antes de iniciar o show que fechou a vigésima primeira edição do FIG. O grupo, que já conhece bem o palco da Esplanada Guadalajara, não teve qualquer dificuldade para fazer um show maiúsculo.


Comandado por Fred 04, o Mundo Livre S/A fez um show que apontou para duas direções. De um lado, clássicos da banda como Free World S/A, Livre Iniciativa, Computadores Fazem Arte e A Bola do Jogo. Do outro, novas músicas que devem figurar em breve no próximo álbum do grupo, em processo de finalização.


Quem também deve lançar novo trabalho em breve é Siba Veloso, que comandou o grupo Mestre Ambrósio na década de 1990 e agora sobe ao palco para defender, com versos inspirados, as tradições do maracatu rural e da ciranda. "É muito bonito ver um monte de gente molhada olhando pra cá e achando bom", brincou o músico, que finalizou a apresentação com toadas improvisadas.


O XXI FIG foi encerrado com um encontro das três atrações. Conduzidos pelo peso da guitarra de Lúcio Maia, Jorge du Peixe, Siba e Fred 04 cantaram Da Lama ao Caos. Uma celebração à vitalidade do movimento mangue e também do festival.


FONTE: fudarpe.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário