Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2011

Clima de São João 2011 já predomina nos quatro cantos de Salgueiro


O clima junino chegou com força total em Salgueiro, uma das cidades mais animadas do Sertão. As ruas já estão enfeitadas, os estudantes já dançam e ensaiam suas quadrilhas principalmente nas escolas, o autêntico forró ecoa por todo canto, mantendo acesa a chama das tradições dessa época no Nordeste.

Com o lema ‘Salgueiro tá te chamando, Vem simbora Forrozar’. Hoje, o município faz parte do circuito das grandes festas juninas de Pernambuco, atraindo turistas de várias partes, o que ajuda a aquecer a economia local em vários segmentos. As comidas típicas já entram em cena com o concurso de culinária o mote “Milho Verde e Coisa Tal”.


Foto: Héliton/Laborart





A programação eclética deste ano organizada pela Prefeitura com o suporte de todas as secretarias, apresenta ao mesmo tempo atividades voltadas para educação, cultura e lazer de qualidade e homenageia os ícones da cultura local, que são Zé Nilton, Luizão e a Banda de Pífanos de Conceição das Crioulas. Oficialmente a Programação do São João de Salgueiro, começou dia 31 de maio com o hasteamento da bandeira de Santo Antônio, padroeiro da cidade cuja trezena se encerra neste dia 13.


A partir do dia 18 de junho a fogueira vai acender os corações nas comunidades rurais e a poeira vai subir com o autêntico forró que também vai fazer o arrastapé nos pólos de Pau Ferro, Santana, Uri, Umãs, Campinhos, Montevidéu, Conceição das Crioulas e Sítios Boa Vista e Feijão. Os sanfoneiros já estão afinando seus instrumentos para fazer o São João na Roça.


Nos dias 21 e 22 de junho, o Concurso de Quadrilhas Juninas na categoria infantil e adulta, vai revelar mais uma vez as diversas formas de cultura popular que se manifestam no município e região.

A Estação do Forró será aberta oficialmente ao público no dia 23 com várias novidades e atrativos incluindo bandas e cantores de forró, sanfoneiros, arrasta pé no escuro do salão e feira de mangaio que terá uma eclética exposição do artesanato regional.

No Centro de Cultura, Lazer e Turismo, será instalado também o “Portal de Entrada” com uma série de serviços para os forrozeiros, com informações turísticas da cidade, cenário ruralista, casa de Pífanos com acervo fotográfico e apresentações diárias, casa do fogueteiro com exposição e arsenal sobre Luizão.


FONTE: salgueiro.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário