Total de visualizações de página

sábado, 19 de maio de 2012

ÁGUAS BELAS: Seca faz os criadores perderem a esperança



                                                 Reprodução:Folha de Pernambuco/Allan Torres
José Barbosa da Silva, de 70 anos, lamenta ver que a barragem está seca

Mesmo com as recentes medidas protetivas definidas pelo Governo do Estado, na quinta-feira passada, com pacote anunciado por Eduardo Campos para salvar a bacia leiteira pernambucana da seca, criadores parecem ter perdido a esperança.

Os menores começaram a vender os rebanhos para não ver os animais morrerem. Outros praticamente a abandonaram o gado e rumaram para os centros das cidades do Interior a procura de novas formas de ganhar dinheiro, já que a economia do leite está à beira de um colapso. Porém, o grande desafio de muitos é encontrar emprego na zona urbana, pois a grande maioria dos homens do campo só sabem lidar com a terra.

“Foram quatro gerações criadas no leite. Não sei nem fazer outra coisa da vida”, lamentou José Barbosa da Silva, 70 anos. Morador de Águas Belas, o idoso contou que tinha 19 cabeças de gado, mas já vendeu oito porque não tinham condições de alimentá-las. “A decisão foi difícil, até porque vendemos barato para não perder mais dinheiro”, ressalvou. O criador mostrou a barragem perto de casa seca há meses e afirmou, ainda, que a água por lá só chega em carro pipa pago com dinheiro do próprio bolso. Quilômetros adiante, outra fazenda chamou a atenção com três corpos de animais mortos e mais uns 15 definhando. A propriedade foi praticamente abandonada pelo dono, que rumou para o centro de Águas Belas. As informações das pessoas nas redondezas é que mais de dez vacas já morrem na referida fazenda. A boataria também já tomou conta de região, com histórias de suicídios de criadores desesperados devido às perdas econômicas. Mas nenhum caso de morte relacionada ao assunto foi confirmada pela polícia ou em hospitais da região.

Na última semana, sociedade civil e entidades políticas se reuniram na Câmara de Vereadores de Águas Belas para definir estratégias de combate aos efeitos da estiagem. Depois da reunião, foi redigido um documento com algumas soluções, entre elas a construção de 12 açudes na cidade. A lista de medidas foi entregue pelo vereador Emílio Alves ao governador Eduardo Campos.


Com informações da Folha de pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário