Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de maio de 2012

ARARIPINA & TRINDADE: Mel de PE recebe registro do Ministério da Agricultura





Pernambuco recebeu o reconhecimento nacional de mais um de seus produtos. A Cooperativa dos Apicultores e Meliponicultores da Região do Araripe pernambucano (Coampis Araripe) recebeu este mês o registro de Estabelecimento Relacionado (ER) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com o registro, a cooperativa pode comercializar seus produtos em todo o território nacional.
De acordo com a gestora do projeto de apicultura do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na região, Daniela Rodrigues, o reconhecimento é uma exigência legal para a comercialização do mel. Com a certificação, eles podem vender o produto dentro e fora do Estado. Antes, a venda era feita de forma irregular. “O mel era produzido e vendido de maneira informal, porque não tinha diálogo com as instituições que formalizam o comércio”, afirma Daniela.

Para o apicultor e membro do conselho fiscal da Coampis, Moacir Rodrigues de Oliveira, o certificado veio em boa hora. “Já estamos nessa batalha há muito tempo. Com a cooperativa e o registro, poderemos centralizar a produção”, conta. Já o gerente da  Unidade de Desenvolvimento Territorial Agreste e Sertão do Sebrae, Alexandre Alves, acredita em melhorias no setor local. “A partir daí, eles podem implementar práticas que possibilitem a profissionalização e expansão da cooperativa”. Ele estima um crescimento de pelo menos 30% na produção, já que as vendas serão expandidas, e o número tende a crescer. Daniela conta que os próximos objetivos são obter certificação para a venda de mel orgânico e, no futuro, para exportar os produtos.

O cenário ambiental, no entanto, não é favorável. Oliveira reclama da seca que atinge a região e disse que a produção de 2012 sofreu queda de 90%. Por causa disso, a cooperativa deve permanecer fechada durante o ano todo. “Temos que esperar as chuvas do ano que vem. Dia 29 de maio teremos um encontro na cooperativa para decidir o que fazer”, explica. Segundo o apicultor, a estiagem tem afetado profundamente a economia local. “Toda a cadeia da agricultura e da pecuária está sendo prejudicada”, comenta.

A Coampis Araripe é formada por apicultores de dez municípios. Possui 34 sócios e é responsável pelo Entreposto de Mel e Cera de Abelha Miguel Arraes de Alencar, localizado no município de Trindade. Atualmente, Araripina é a maior produtora de mel do Brasil. A região do Sertão do Araripe produz  uma média de 400 a 600 toneladas de mel por ano, 74% da produção do Estado.


Com informações da Folha de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário