Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Coluna Acessibilidade destaca o trabalho de Padre Airton Freire com a contrução do Centro de Reabilitação Mens Sana em Arcoverde






Quem é esse viajante
Quem é esse menestrel
Que espalha esperança
E transforma sal em mel?
(Trecho da música Menestrel das Alagoas de Milton Nascimento)

Por Manoela Dantas, especial para o Blog de Jamildo



Peço perdão, hoje, a meu ídolo e mentor Chico Buarque, peço, também, a autorização a outro gênio consagrado para utilizar os seus sentimentos como inspiração para as minhas reflexões, que habitualmente divido com vocês.

Pois bem, há cerca de 1 ano atrás, quando eu estava buscando a concretização do Projeto Novos Horizontes para a consolidação e ampliação do Centro de Reabilitação do IMIP, deparei-me pela primeira vez com o nome do Padre Airton Freire, o qual estava lutando com flores e poesia para a construção de um Centro de Reabilitação em Arcoverde, o Mens Sana, nos umbrais do sertão Pernambucano.

Confesso que me surpreendi com a inspiração divina daquele sábio homem que levava a esperança em uma terra tão árida e faminta de tudo... Mas, ele com certeza via mais longe do que eu e enxergava que a carência maior daquele povo era de amor, na verdade essa é uma carência de todos nós...

É claro que no meio da aridez daquele inicio de sertão existem milhares de pernambucanos que, como eu, passaram por trágicas histórias de acidentes de carro, ou acidentes de moto, ou passaram por AVC, como também dezenas de outras causas que podem levar a perdas no sistema nervoso e motor e que por isso precisam, para continuar a viver, de orientações, tratamento, fisioterapia, atenção e amor.

Sem essa reabilitação as condições de vida e de continuidade da vida ficam bem reduzidas e o Padre Airton, como ninguém, teve a sensibilidade para essa demanda do nosso estado e do nosso povo.

Quem é esse que conhece
Alagoas e Gerais
E fala a língua do povo
Como ninguém fala mais?
Quem é esse?
(Trecho da música Menestrel das Alagoas de Milton Nascimento)

Lembrei, então, da conversa que tive com um ex-professor e uma das pessoas mais especiais e inteligentes que conheci até hoje, a qual em um bate-papo informal me questionou sobre várias situações tão comuns a minha realidade de saúde atual, mas que para ele eram completamente desconhecidas, coisas como: espasmos, dores neuropáticas, sondagens, escaras, etc.

Percebi nas entrelinhas daquela conversa como Paulo Freire acertou no seu pensamento e compreendi que a vida é um eterno aprendizado mesmo para o mais sábio e inteligente dos homens, afinal: “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

São tantos os problemas secundários inerentes à lesão medular que precisaria de um artigo para falar de cada um deles, mas que, no entanto, o conhecimento dos mesmos é extremamente importante para conseguirmos controlar todas essas situações de saúde envolvidas e hoje podermos ter a mesma expectativa de vida de todos, e eliminarmos a estatística de 50 anos atrás de apenas 5 anos de sobrevida, após a lesão medular.

Na verdade, a lesão medular, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) são casos de saúde pública e devem ser tratados como tal...

O fato é que estamos em constante aprendizado e as questões neurológicas ainda apresentam muitas incógnitas, mas a certeza é que a reabilitação efetiva é fundamental nesse processo, não somente para conquistas de funções perdidas, mas mesmo para a manutenção da saúde das funções presentes.

Sem a reabilitação e sem o acesso a informação eu não teria a menor chance... Eu não sabia disso quando tive o acidente e logo após o mesmo, apenas tive essa consciência quando fui para a reabilitação do Hospital Albert Einstein em São Paulo.

Hoje, agradeço por poder ter tido essa oportunidade e por existirem Centros como AACD, Sara Kubistchek, Luci Montoro e aqui em Pernambuco por existirem, atualmente, o Centro de Reabilitação do IMIP em Recife e o Mens Sana em Arcoverde, que podem devolver a esperança e a vida a muita gente, sem distinção, já que atendem pelo SUS (Sistema Único de Sáude).

O Centro de Reabilitação Mens Sana em Arcoverde iniciou suas atividades em janeiro de 2012, é um espaço de saúde cadastrado junto ao Ministério da Saúde e tem um papel importante na região para tratar crianças e adultos que necessitam de reabilitação. Hoje já tem capacidade de realizar mais de 100 atendimentos diários, mas a capacidade será expandida para 300 atendimentos diários.

O Centro é uma iniciativa da Fundação Terra e beneficia 13 cidades do Sertão do Moxotó pernambucano com atendimento especializado a vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou acidentados com seqüelas motoras, neurológicas e outros tipos de paralisia. É um importante espaço para a reabilitação integrada e interdisciplinar de pacientes portadores de doenças neurológicas, oferecendo reabilitação integral com procedimentos de alta complexidade e tecnologia de ponta, permitindo que crianças e adultos com deficiência física provocada por acidentes, doenças congênitas e crônicas que resultem em comprometimento da mobilidade possam ser tratados, tudo de acordo com as incapacidades apresentadas, permitindo que as pessoas voltem a ter um nível físico que lhe proporcione meios para retomar as suas vidas.

O centro de reabilitação Mens Sana conta com uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisiatras, neurologistas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, entre outros profissionais e está equipado com conceitos modernos em termos de infra-estrutura e equipamentos e tem apoio financeiro para sua manutenção do Governo do Estado e do Ministério da Sáude. Todos os atendimentos são conveniados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) visando beneficiar a população de baixa renda. Por mês, o projeto tem capacidade para oferecer de 1.800 a 2 mil consultas.

As instalações do Mens Sana dispõem de consultórios para fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. Também há salas para atendimento em grupo de terapia ocupacional e psicomotricidade e área especifica para hidroterapia, com piscina aquecida. A unidade de reabilitação apresenta ainda os seguintes espaços:
- Ginásio terapêutico para atendimentos infantil e adulto, com aparelhos e materiais necessários à realização dos exercícios terapêuticos;
- Cabines e salas para atendimento dos pacientes nos procedimentos de cinesioterapia, eletroterapia, crioterapia e massoterapia.

O Centro de Reabilitação Mens Sana é um sonho antigo do presidente da Fundação Terra, Padre Airton Freire, o qual tem outra conotação para AVC (Acidente Vascular Cerebral), para ele a sigla significa A Vida Continua, não por coincidência, o Mens Sana surge no Brasil em que as principais causas de morte, atualmente, segundo o Ministério da Saúde, são o infarto agudo no miocárdio e o AVC. No Nordeste, berço do Mens Sana, o terceiro motivo de mortes refere-se às causas externas, como a violência e os acidentes de moto, por exemplo.<TB>Tudo isso, leva o Mens Sana a se configurar em um importante equipamento de saúde para a região.

De certo que o Padre Airton que utiliza a sua frase como lema, “A razão de ser é servir, estamos na terra para servir e quem não vive para servir não serve para viver”, é uma pessoa especial e iluminada, daquelas que conduz e transforma em ato grandes sonhos, pela sua força, perseverança e, sobretudo, pelo Amor que dedica ao próximo.

A sua história começou assim em meio a muitas adversidades, foi o fundador da Fundação Terra em uma das localidades onde ninguém gostaria de residir: o lixão de Arcoverde, há 27 anos. A comunidade da Rua do Lixo, mergulhada no analfabetismo, na fome, na violência e na miséria, seguia excluída dos direitos mais básicos a que todo ser humano tem: alimentação, educação, moradia. Buscando superar outro problema de Saúde Pública, a pobreza crônica, como a que se encontram os moradores da Rua do Lixo, o Padre Airton segue caminhando e transformando seus sonhos em uma realidade de muito AMOR e INCLUSÃO.

Quem é esse peregrino
Que caminha sem parar?
Quem é esse meu poeta
Que ninguém pode calar?
Quem é esse?
(Trecho da música Menestrel das Alagoas de Milton Nascimento)


Centro de Reabilitação Mens Sana
Rua Ubirajara Ribeiro Mindelo Filho, s/n, bairro São Miguel, Arcoverde.
Fone: 87- 3321-1180.

Com informações & imagens do Blog de Jamildo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário