Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Izaías Régis defende união de Poderes para evitar candidatura de políticos com contas rejeitadas






O deputado Izaías Régis, do PTB, lançou, ontem (23 de maio), a proposta de unir o Judiciário, o Legislativo, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado no sentido de impedir que políticos com contas rejeitadas disputem as eleições. O parlamentar acredita que a iniciativa pode ajudar a moralizar o jeito de fazer política. O deputado informou que, em Pernambuco, 1.164 pessoas estariam, segundo a Lei da Ficha Limpa, impedidas de se candidatar.

O parlamentar destacou que, recentemente, o TCE e o Ministério Público Eleitoral fizeram um acordo visando dar mais agilidade à identificação dos gestores públicos inelegíveis por terem sido condenados em segunda instância pelo Pleno do Tribunal. Régis afirmou que, até o dia 15 de junho, os órgãos vão repassar à Justiça Eleitoral uma lista parcial dos casos. O deputado elogiou a atitude, lembrando que a relação deve sair o mais rápido possível, pois alguns vereadores estão viabilizando a candidatura por meio de liminares.

Por outro lado, Izaías Régis criticou a aprovação de um projeto de lei, na Câmara Federal, que estabelece novas regras para a expedição da certidão de quitação eleitoral pelo Tribunal Superior Eleitoral. O documento é um dos exigidos para que alguém se candidate. Segundo o texto aprovado, a certidão deve ser entregue mesmo que a pessoa tenha contas de campanha eleitoral anteriores rejeitadas.


Com informaçoes da ALEPE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário