Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Seminário Luiz Gonzaga e a Invenção do Forró

 

Descrição da imagem
 Foto: Ricardo Moura
No ano em que completaria 100 anos, o Rei do Baião será tema do seminário Luiz Gonzaga e a Invenção do Forró, promovido pela Secretaria de Cultura de Pernambuco nos dias 25 e 26 de maio deste ano. Divididas em duas tardes, das 14h às 17h, as palestras abertas ao público acontecem no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no bairro da Boa Vista.

O primeiro dia (25/5) será dedicado ao imaginário de Luiz Gonzaga e contará com as participações do professor e pesquisador de forró, Felipe Trotta, da Universidade Federal Fluminense; do jornalista José Teles; e do sobrinho de Gonzagão, Joquinha Gonzaga. Herdeiro do tio, Joquinha acompanhou Luiz Gonzaga e divide causos da convivência familiar.

“Luiz Gonzaga e o mercado da música” será o tema das palestras do sábado (26), com a participação de Charles Gavin, ex-integrante do grupo Titãs. Gavin atualmente apresenta o programa “O Som do Vinil”, no Canal Brasil, no qual investiga e resgata histórias de bastidores da gravação e produção de discos fundamentais da música brasileira. Além de Gavin, o radialista e cantor José Sergival e o colecionador da obra de Mestre Lua Paulo Vanderlei farão suas análises sobre o que Luiz Gonzaga representou e representa para o mercado da música.

Para o coordenador de Música da Secult/PE, Rafael Cortes, este seminário vem para reforçar as contribuições que o Rei do Baião deixou para a música. “A gente tem o dever de enaltecer a obra deste músico que está no patamar dos grandes nomes da história da música brasileira, ao lado de Tom Jobim, Villa Lobos e outros”, destacou.

Não é necessário se cadastrar para assistir às palestras.

Serviço:
Seminário Luiz Gonzaga e a Invenção do Forró
Dias 25 e 26 de maio de 2012, das 14 às 17h
Local: Auditório do Iphan – Rua Oliveira Lima, nº 824, Boa Vista
Entrada gratuita

Imaginário de Luiz Gonzaga – 25 de maio
Felipe Trotta (RJ)
José Teles (PE)
Joquinha Gonzaga (PE)
Mediação: Carlos Carvalho

Luiz Gonzaga e o mercado da música – 26 de maio
Charles Gavin (SP)
José Sergival (RJ)
Paulo Vanderley (PE)
Mediação: Sérgio Cassiano


Com informações da Fundarpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário