Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Reeducandos darão cor ao São João de Caruaru 2012




Os preparativos para o São João 2012 de Caruaru estão a todo vapor. E qualquer festa junina que se preze não pode deixar faltar o artigo decorativo que, junto com a fogueira, simboliza uma das datas comemorativas mais amadas pelo pernambucano: as bandeirinhas. A Capital do Agreste, conhecida por por fazer uma das maiores festas do País, providenciou, com antecendência, a confecção dos tradicionais coloridos adereços, que vão decorar as principais vias e praças da cidade no mês de junho. Para executar a tarefa, reeducandos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, no município, foram selecionados pela diretoria da instituição, para trabalharem diariamente na produção.

A importância da participação dos detentos nessa empreitada não se reflete apenas na oportunidade de poder colaborar, mas, e principalmente, no comportamento. Segundo a diretora da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, Cirlene Rocha, executar tarefas diárias permite que os reeducanos fiquem menos ociosos, com a concentração voltada para o trabalho e, desta forma, ficam mais longe de “pensar em coisas erradas”. “Vários outros serviços de ressocialização também são implantados na instituição, justamente porque queremos que eles aprendam alguma coisa, sejam produtivos e ganhem, com isso, novas perspectivas. O objetivo é que eles se tornam menos violentos porque estão empenhados em algo e não com a mente vazia, o que dá margem a discurssões por motivos futéis”, explicou Cirlene.

Atualmente, 1.352 pessoas cumprem pena na unidade, dos quais cerca de 70% participam de algum tipo de tarefa como cursos, produção de artesanato, confecção de roupas, prática esportiva, entre outras tantas oferecidas pela unidade. “Dentro dos presídios existe um potencial criativo e produtivo que precisa ser explorado”, destacou a diretora da unidade.

É bom ressalvar, ainda, que a ação deste ano é inédita. “É a primeira vez que solicitamos a colaboração dos reeducanos para a confecção da decoração no período junino. Mas já tinhamos contado com o trabalho deles em dezembro, ano passado, quando ficaram responsáveis pela decoração natalina de algumas praças, utilizando materiais reciclados. Estamos repetindo o que deu certo”, informou o presidente da Fundação de Cultura, José Pereira. Além dos detentos, cerca de 300 pessoas estão trabalhando na confecção de peças, todas seguindo a temática de homenagem ao centenário de Gonzagão. 


FONTE: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário