Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de maio de 2012

Do Blog de Jamildo: "PT de Rio Formoso decide por candidatura própria"





Durante o último domingo (29) filiados do PT no município de Rio Formoso, Zona da Mata Sul de Pernambuco, votaram a favor de uma candidatura própria do partido para as eleições municipais.

A cidade de pouco mais de 22 mil habitantes (de acordo com o Censo 2010) sediou uma votação interna do PT visando o pleito de outubro. O processo esquentou a cidade e acirrou os ânimos dos políticos, gerando intrigas até entre os próprios petistas.

Os 471 petistas que compareceram à sede municipal do partido tinham que opinar sobre a participação do PT no pleito de outubro. Os filiados teriam de escolher entre uma candidatura própria do partido, inicialmente encabeçada por Edivaldo Filho, ou pelo apoio à reeleição de Hely Farias (PTB).

Com uma vitória de 254 x 217, os membros do Partido dos Trabalhadores opinaram por uma candidatura própria. O acontecimento foi, para Edivaldo Filho, "a maior maravilha que Rio Formoso já viu nas últimas décadas."

O petista de 55 anos é médico na cidade onde nasceu e tenta ser prefeito. Saiu no ensino médio para estudar no Recife, onde acabou se formando em medicina pela UFPE.

Ainda jovem foi prefeito de Rio Formoso. Após ser eleito em 1982 como vice de José Múcio, figura com quem teve atritos pouco depois, Edivaldo Fiho acabou assumindo o cargo maior do executivo municipal após o prefeito assumir o comando da Celpe no Recife. Edivaldo ficou no cargo até 1988 (o mandato era de 6 anos).

Depois tentou ser vereador no Recife e deputado estadual, sendo derrotado nos dois pleitos. Ele também fundou o PDC com o ex-presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira. O partido não vingou e já não existe.

Há 25 anos na política, Edivaldo se diz perseguido por grandes líderes políticos locais. "Sempre que sou chamado é para ser vice. Eu tenho apoio das camadas populares, dos sindicatos, da comunidade dos pescadores, mas não tenho articulação política."

O presidente municipal do PT, Júlio Cassemiro, é seu irmão. Os dois não têm boa relação. Cassemiro estava apoiando que o partido se aliasse à candidatura do atual prefeito, Hely Farias (PTB).

Júlio Cassemiro, assim como Armando Monteiro Filho, dão a entender que o pré-candidato petista não deve ser levado a sério. Adjetivos como "desequilibrado" e "doido varrido" foram utilizados para se referir à Edivaldo.

Em resposta, o agora pré-candidato a prefeito de Rio Formoso afirma: "Não gostam de mim porque não sou subserviente a eles. E devo ser doido mesmo, porque tenho enfrentado uma máquina de destruir a democracia."


FONTE: Blog de Jamildo


Um comentário:

  1. força meu futuro prefeito vc merece gorvena rio formoso com amor e carinho a sua terra natal cleiton

    ResponderExcluir