Total de visualizações de página

sábado, 12 de maio de 2012

OURICURI: Comissões de Agricultura e de Negócios Municipais analisam efeitos da seca no Sertão do Araripe







O acesso à água e o impacto da seca no Sertão do Araripe foram tema de audiência pública realizada na última quinta (10 de maio), no município de Ouricuri, pelas Comissões de Agricultura e de Negócios Municipais da Assembleia. O evento, solicitado pela deputada Isabel Cristina, do PT, contou com a presença de autoridades políticas, agricultores, pecuaristas e criadores de animais.

O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Claudiano Martins Filho, do PSDB, comentou que, na última feira de Ouricuri, mais de dois mil animais foram vendidos para outros estados, o que demonstra a gravidade do problema. Segundo o parlamentar, o colegiado vai visitar outras cidades para verificar o andamento das obras de enfrentamento aos efeitos da seca.

A deputada Isabel Cristina lembrou das ações do Comitê Itegrado de Combate à Seca, criado pelo Governo do Estado no início de maio e disse que as reivindicações da população do Araripe serão discutidas pela Comissão Especial de Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Seca e Obras Estruturadoras do Semiárido da Assembleia.

Para o prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, é preciso instalar os poços já perfurados e criar novos chafarizes. A longo prazo, o gestor defendeu o aumento da rede da Adutora do Oeste no sentido de oferecer um melhor abastecimento d’água para a população.

O representante da Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, José Aldo, citou algumas medidas que já foram planejadas pelo Executivo, como a antecipação do pagamento do Programa Garantia-Safra e a criação do Programa Bolsa Estiagem.

O presidente da Comissão de Negócios Municipais, deputado Odacy Amorim, do PT, ressaltou a necessidade de unir as frotas de distribuição de água. Os deputados Raimundo Pimentel, do PSB, e Rodrigo Novaes, do PSD, também participaram do encontro.


Com informações da ALEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário