Total de visualizações de página

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Carnaval de Pernambuco 2012, um estado de alegria!



Descrição da imagem
Reprodução: fundarpe.pe.gov.br
 




A diversidade de ritmos e manifestações da cultura pernambucana tem no período do Carnaval sua principal vitrine. A democratização da folia momesca, com opções para todos os gostos, norteou a produção dessa festa, pelo Governo do Estado.



Através da Casa Civil, Secretaria de Cultura/Fundarpe e Secretaria de Turismo/Empetur, o governo arquitetou uma programação que está chegando a vinte e duas cidades, desde a capital, até o Sertão. Através de uma convocatória que contabilizou mais de 800 inscritos, foram contempladas 276 atrações de palco e mais de 124 cortejos de rua.


A grade artística foi montada a partir de uma negociação do Governo do Estado com as prefeituras de todos os municípios envolvidos. Vinte milhões estão sendo aplicados na festa. A parceria com as prefeituras foi ampliada, passando de 19 para 22 os polos que recebem apoio do Governo para realizar sua festa. Na grade deste ano, mais de 90% das atrações fortalece a cena pernambucana. Todos os gêneros pernambucanos estão representados: frevo, maracatu, coco, ciranda, caboclinho, forró, afoxés, toré, além da cena contemporânea do rock, pop, manguebeat, samba autoral, MPB, entre outros.


Além de oferecer shows locais, regionais e nacionais nos palcos de toda a cidade, o Carnaval de Pernambuco fortalece a brincadeira nas ruas, que representa a verdadeira essência da folia. A maior parte da programação está concentrada nos quatro dias do Carnaval, mas em algumas cidades os cortejos já estão começando.


Em Águas Belas, a Orquestra do maestro Adelmo Apolônio inaugura a folia, a partir deste sábado (11). Em Belém do São Francisco, a partir de domingo (12) haverá desfiles pelas ruas da cidade com o caboclinho Sete Flechas do Recife, Maracatu Piaba de Ouro, Afoxé Oyá Alaxé, Orquestra Show de Frevo e Caretas de Triunfo. Em Bezerros, os cortejos também começam no domingo (12), com as orquestras de frevo Onório e Pernambuco Frevo. Em Goiana, a folia começa na segunda (13), com o desfile dos maracatus de baque solto Coração Nazareno e Boi Malabá. Em Triunfo, a partir da quarta,(15) o bloco lírico Cordas e Retalhos encontra o maracatu Leão Coroado e a Orquestra Isaías.


NÚMEROS DO CARNAVAL DE PERNAMBUCO

- Investimento de R$ 20 milhões
- 800 projetos inscritos, mais de 500 habilitados, mais de 550 apresentações contratadas
- 276 atrações de palco e mais de 124 cortejos de rua

- Vinte e duas cidades envolvidas: Recife, Olinda, Águas Belas, Arcoverde, Belém do São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Trindade, Triunfo e Vitória de Santo Antão.

- Grandes nomes da música de projeção nacional: Zeca Baleiro, Margareth Menezes, Sandra de Sá, Dudu Nobre, Spok Frevo Orquestra, Lirinha, Elba Ramalho, Fundo de Quintal, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Fafá de Belém, Leci Brandão, Alceu Valença, Orquestra Contemporânea de Olinda, Eddie, Ortinho, Mundo Livre S/A, Silvério Pessoa, Geraldinho Lins, Siba, Reginaldo Rossi, Chico César, Jorge Aragão, entre outros.

- Grandes atrações da música nordestina: Ed Carlos, André Rio, Almir Rouche, João do Morro, Família Salustiano, Beto Hortiz, Getúlio Cavalcanti, Nena Queiroga, Cristina Amaral, Quinteto Violado, Josildo Sá, Banda de Pau e Corda, Maciel Salu, Orquestra Contemporânea de Olinda, Mônica Feijó, Claudionor Germano, Nonô Germano, entre outros, Selma do Coco.

- Dos grupos que fazem parte dos cortejos de rua, 23 estão ligados a Pontos de Cultura de Pernambuco.

Pesquisar a programação do interior do Carnaval de PE 2012 aqui


FONTE: FUNDARPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário