Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

FESTIVAL DE CINEMA DE TRIUNFO 2012: Cinema na Estrada começou a percorrer bairros e distritos de Triunfo




Mostra Cinema na Estrada iniciou pelo Alto do Rosário (Foto: Ricardo Moura)
Teve início na noite da terça-feira (7/8) a Mostra Cinema na Estrada, que durante o 5º Festival de Cinema de Triunfo realiza exibições ao ar livre no bairro do Rosário e nos distritos de Jericó e Canaã. A mostra, que segue até a quinta-feira (9/8), exibe cinco curtas-metragens do Dia da Animação, evento mundial que, dentre seus projetos, possui uma seleção de produções dos cinco continentes.

No Alto do Rosário, ao redor da tela montada ao lado de uma igreja, dezenas de cadeiras foram rapidamente ocupadas pelos moradores do bairro, interessados em ver uma produção do lado de casa. Uma curiosidade: as pessoas que acompanharam a sessão na rua não pagaram ingressos e, em vez disso, recebiam de Caio Dorneles, organizador da mostra, uma pipoca como senha para entrada.

Juliana de Pádua e Naiara de Sousa, moradoras do Rosário, foram uma das que acompanharam cada um dos filmes exibidos, e ficaram encantadas com "Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris", animação que levou o Oscar este ano. "Sempre que tem sessão de cinema aqui no bairro eu venho, não perco uma apresentação", disse Naiara, que pelo segundo ano acompanha a mostra itinerante que percorre a cidade de Triunfo durante seu festival de cinema.

Para Beto Silva, secretário executivo da Secretaria de Cultura de Pernambuco, que participou da abertura da sessão ao lado de Carla Francine, coordenadora de Audiovisual da Secult-PE, e Caio Dorneles, reforçou a importância de mostrar produções de diversas culturas: "A mostra que a organização do festival escolheu para participar do Cinema na Estrada é representativa da atual produção em animação, e oferece uma viagem a diversas culturas, mostrando um pouco do que cada região tem para contribuir".

A Mostra Cinema na Estrada do Festival de Cinema de Triunfo é realizada em parceira com o Sesc e o cineclube triunfense Os Caretas. O cineclube também exibe ao final de cada sessão da mostra do Dia da Animação um curta-metragem produzido na cidade sobre o Cine Teatro Guarany, fundado em 1922.

 Com informações da Assesoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário