Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

MÚSICA: Tulipa Ruiz com novo disco na praça







 (Divulgação/Tulipa Ruiz)Reza a lenda que o segundo disco de um artista é a verdadeira prova de fogo de qualidade. Se for assim, Tulipa Ruiz pode desfrutar aliviada do que Tudo tanto pode lhe trazer. O álbum sucessor do badalado Efêmera reforça a personalidade dela como intérprete, mas vai além disso. Tem lá seus saltos para um lado assumidamente mais pop. Aliás, é isso que torna o CD ainda mais interessante.

Com 11 faixas, Tudo tanto é totalmente autoral. Quando não compõe sozinha, como é o caso de Cada voz, Bom e É, a cantora divide a função com parceiros antigos e estreantes. Entre os novos, Criolo é o nome mais conhecido que marca presença no álbum. Fez com Tulipa, Gustavo Ruiz, Caio Lopes e Luiz Chagas a teatral Víbora, canção que deixa nítida a influência de Gal Costa no estilo de cantar da paulista.

Com Tomás Cunha Ferreira, Tulipa divide a autoria da delicada balada Desinibida, e com Ilhan Ersahin fez Like this. No entanto, em termos de parceria, se há algo que se destaca em Tudo tanto é a dobradinha com o irmão, Gustavo Ruiz: nas sete faixas assinadas pela dupla, os artistas conseguem mostrar que estão antenados com a música que fazem. Ainda que tímidas, há ousadias em arranjos e letras.

Gustavo e Tulipa imprimem uma pegada mais pop ao disco. Desse conjunto de canções fazem parte, por exemplo, Script, Expectativa e Quando eu achar. Mas o ápice do gênero se dá em Dois cafés. Ao dividir os vocais com o mestre do estilo, Lulu Santos, Tulipa não fica devendo. Aliás, ela mostra que seu agudo pode muito bem ser dançante.

Com formação em publicidade, durante muito tempo Tulipa Ruiz trabalhou em agência de comunicação. Talvez pela bagagem profissional que tem, é impossível não dar o devido crédito às palavras que canta. Assim como em Efêmera, as letras em Tudo tanto são até banais, mas parecem dizer algo diretamente à sua geração. O romantismo dá lugar a questões que envolvem a vida contemporânea.

Se em Dois cafés  Tulipa canta o poder do tempo (“que o tempo vai levar/ que o tempo pode te trazer/ que as coisas vão mudar/ que as coisas podem se mexer/ vai ter que se virar/ para ficar bem mais normal”), em Like this aborda insegurança sentimental (“posso inventar mais um motivo pra disfarçar/ pressa de chegar, medo de te encontrar/ deve ser porque procuro mais do que você”).

Mas se há uma canção que diz muito sobre o próprio Tudo tanto é Expectativa. Os versos “não se esqueça/ nunca se esqueça de todas as coisas/ que fazem parte da tua vida toda/ coisas que ainda estão por vir/ como com vinte e oito/ com trinta e quatro/ com quarenta e poucos/ com dezenove/ sobra muito tempo pra você pirar de vez” soam, e muito, com a constante necessidade de se reinventar. Que assim seja.

Faixa a faixa

1. É
2. Ok
3. Quando eu chegar
4. Like this
5. Desinibida
6. Script
7. Dois cafés (participação especial de Lulu Santos)
8. Expectativa
9. Bom
10. Víbora
11. Cada voz


Com informações & imagem do Diario de Pernambuco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário