Total de visualizações de página

sábado, 11 de agosto de 2012

Festival Recifense de Literatura 2012 – A letra e a voz: Nelson Rodrigues será o homenageado





Nelson  Rodrigues /Imagem: Google
Foi apresentado no dia (8/08), em entrevista coletiva, a programação do 10º Festival Recifense de Literatura – A letra e a voz. O evento, que acontece de 19 a 26 de agosto, é promovido pela Prefeitura do Recife.


Com a temática Fronteiras do Real, o Festival coloca em pauta os assuntos, expressões e obras de Nelson Rodrigues (1912–1980), além de proporcionar ao público uma aproximação com diversos escritores da literatura contemporânea.

A programação promete reunir leitores, escritores e estudantes de letras, jornalismo e ciências humanas em palestras, debates, concurso de poesias, lançamentos de livros e oficinas. Todas as atividades têm acesso gratuito.

A abertura do festival será no domingo (19), às 17h, no Teatro de Santa Isabel, com a apresentação inédita da montagem da peça Viúva porém Honesta, de Nelson Rodrigues, encenada pelo grupo pernambucano Magiluth. A festa de abertura contará com a presença de Maria Lúcia Rodrigues Muller, filha de Nelson Rodrigues. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro no mesmo dia da apresentação a partir das 16h.

“O Festival tem a característica de focar na literatura contemporânea ao mesmo tempo em que dialoga com outras linguagens artísticas como as artes visuais, música, teatro e cinema”, explica a coordenadora do evento, Carolina Leão.  Uma das novidades desse anos é a Balada Literária, organizada pelo escritor pernambucano Marcelino Freire. A balada é um evento consolidado no cenário cultural de São Paulo que une literatura e música. A ação acontecerá no dia 25 de agosto, no Teatro Apolo-Hermilo, com participação de escritores e músicos.

Para os debates dos diversos temas que compõem a semana literária, foram convidados autores e estudiosos pernambucanos, de outros estados brasileiros e um convidado internacional, o escritor Alan Pauls (Argentina). A programação reúne Fernando Monteiro (PE), Lucila Nogueira (PE), Moisés Neto (PE), João Denys (PE), Ronaldo Correia de Britto (PE), Paulo Roberto Pires (RJ), Newton Moreno (PE), Luís Reis (PE), Luís Augusto Fischer (RS), Paulo Henriques Britto (RJ), Manuel da Costa Pinto (SP), Lourival Holanda (PE), Rubens Figueiredo (SP) e Zé Miguel Wisnik (SP).

O Bairro do Recife novamente se torna o QG literário do Festival A letra e a voz numa grande celebração à arte da escrita. As bibliotecas municipais de Casa Amarela e Afogados complementam a programação com atividades para adultos e crianças realizadas em parceria com o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, da Secretaria de Educação do Recife, e o Projeto Agentes de Leitura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife e Ministério da Cultura (Governo Federal).

Outro destaque deste ano é a mostra 100 Nelson Pensamento Imagem Cena, realizada em parceria com a Gerência de Audiovisual da Fundação de Cultura do Recife. No dia 23 de agosto, das 16h30 às 18h, será realizada, no auditório da Livraria Cultura, uma mesa redonda sobre as adaptações da obra de Rodrigues para a linguagem do audiovisual com cineasta e roteirista carioca Neville D’Almeida.

No dia 24, às 19h50, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Derby), a mostra continua com a exibição gratuita do filme Os Sete Gatinhos, de 1980, em 35mm, com argumento de Nelson Rodrigues, e direção e roteiro de Neville D’Almeida. O cineasta estará presente durante a sessão e conversará com o público após a exibição.


 Com informações da Assesoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário