Total de visualizações de página

domingo, 21 de agosto de 2011

ARCOVERDE: Samba de Coco da Malhada recebe novos membros




Em agosto o grupo de dança e música recebe novos integrantes no trabalho que já conta com um ano e meio de existência em Arcoverde. A atividade nasceu a partir de projeto remetido ao Criança Esperança em 2009.


Foto: fundacaoterra.org.br










Restam apenas três vagas para completar as trinta existentes no Samba de Coco da Malhada. A atividade artística envolve alunos da Fundação Terra, com idade entre 08 e 16 anos e jovens moradores do entorno da Fazenda Malhada, região da zona rural que compreende os municípios de Arcoverde, Sertânia e Buíque.



O Samba de Coco é um dos ritmos que mais caracterizam a região de Arcoverde e surgiu a partir da necessidade de pisar o barro no chão das casas de taipa de antigos moradores. Desse movimento repetitivo, entoando cantos coletivamente, com a participação da família e vizinhos, tiveram origem os passos, como o conhecido “trupé”.


Desde 2010 acompanhando as crianças e jovens no Samba de Coco da Malhada, o arte educador Marcelo Cavalcanti tem bons resultados a comemorar. “O envolvimento das crianças com os elementos do Coco eleva a auto-estima delas e fortalece a sua noção de cultura e arte”, afirma Marcelo. A evolução do grupo tem sido satisfatória. No último São João de Arcoverde, o grupo foi convidado a apresentar-se na programação junina da cidade. A população local e turistas interagiram com os músicos e bailarinos do Samba de Coco da Malhada nas três apresentações na Praça Virgínia Guerra e no Alto do Cruzeiro Velho.


As próximas apresentações são aguardadas com expectativa de estreia para os novos integrantes, pois o grupo vem se renovando. Em setembro, quando a Fundação Terra completa 27 anos, o grupo se apresentará dentro da programação da Semana da Terra, no dia 04/09 (11h, na Rua do Lixo). E no dia 02/09 (19h, na Academia das Cidades), a apresentação acontece na cidade de Tuparetama, na programação do evento Balaio Cultural. Acompanhe e participe!


FONTE: fundaçãoterra.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário