Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Petrolina se prepara para a festa da padroeira 2011 - Nossa Senhora Rainha dos Anjos



Fiéis católicos de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, estão em contagem regressiva para o início das festividades da padroeira do município, Nossa Senhora Rainha dos Anjos. O novenário começa na sexta-feira (05), às 18h, com ofício na Igreja Matriz. Em seguida, religiosos e fiéis saem em procissão até a Catedral, onde os noiteiros vão abordar o tema “Urgência de renovar a opção afetiva e efetiva de toda a igreja pela juventude”, com participação do coral do grupo de jovens Escalada.


“Na verdade, começamos a celebrar a padroeira desde o último dia 17 de julho, com a novena ampliada, com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Rainha dos Anjos nas comunidades, sobretudo aquelas mais afastadas. É uma oportunidade na qual o bispo emérito de Petrolina, Dom Paulo Cardoso tem de catequizar e conclamar a participação de todos durante o novenário”, explica o coordenador geral da festa da padroeira de Petrolina, Marlindo Pereira.


Após os momentos de reflexão, os fiéis poderão participar de uma quermesse, nas imediações da Concha Acústica do município. No local serão colocadas barracas para a comercialização de comidas típicas, além de um palco que será montado para a realização de apresentações musicais, como a cantora mirim Andreia Vitória, Fernando Junior, Wanderley do Nordeste, Banda Tempus, Sérgio do Forró e Batista Lima.
O grande momento da festa acontece no dia 15 de agosto, com a procissão de Nossa Senhora Rainha dos Anjos saindo da igreja Matriz e percorrendo algumas das principais vias públicas da região central. Num percurso de aproximadamente três quilômetros são aguardados, este ano, cerca de 40 mil fiéis.


“É um dos momentos mais marcantes, com a participação cada vez mais efetiva da comunidade católica, seja através da caminhada atrás do andor com a imagem de nossa padroeira, seja nas orações, seja enfeitando as suas residências ao longo do caminho. Conclamamos a todos os fiéis a participarem de todo o evento que faz parte da história religiosa do município”, destaca Pereira.


O tema central do novenário é “Com Maria, mestra, mãe e rainha, anunciando Jesus para que todos tenham vida”. A coordenação dos festejos acredita que muitas paróquias e caravanas de outras partes da cidade e de municípios adjacentes aproveitem a ocasião para se despedir do bispo emérito Dom Paulo Cardoso, que após 27 anos frente à Diocese de Petrolina, vai passar a função para o bispo nomeado pelo papa Bento XVI, Dom Manuel Reis. O novo bispo de Petrolina deve assumir no dia 01 de Outubro.


FONTE: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário