Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de agosto de 2011

PETROLINA: PROCISSÃO DA PADROEIRA COM MAIS DE 60 MIL FIEIS





Como acontece há mais de cem anos, a tradicional procissão de Nossa Senhora Rainha dos Anjos levou mais de 60 mil fieis pelas ruas do Centro de Petrolina. Irmanados pela fé na padroeira da cidade, a população de Petrolina e fieis de outras regiões caminharam os 4 km de percurso, cantando e rezando para a mãe de Jesus. O evento foi o último realizado por Dom Paulo Cardoso como bispo da Diocese de Petrolina. Entre os convidados estavam o prefeito Julio Lossio, acompanhado pela primeira dama Andrea Lossio.

Animados pelo padre de Salgueiro, Marcos Leite, o trio ao som de músicas católicas preparava os fieis concentrados na Igreja Matriz para a caminhada que levou o andor com a imagem de Nossa Senhora Rainha dos Anjos. A procissão percorreu a rua Aristarco Lopes, Av. Joaquim Nabuco, Av. Cardoso de Sá (Orla), seguindo pela Avenida da Integração até chegar a Avenida Guararapes em direção à Catedral, onde a imagem era esperada por uma multidão de fieis para a missa solene que foi celebrada por Dom Paulo, na Praça Dom Malan.

A fé e religiosidade do povo sertanejo pode ser vista pelas mãos e pés de Domingas Barbosa, de 85 anos, que há 39 anos participa de toda a procissão descalça e rezando o terço e a jaculatória em forma de agradecimento pelas graças alcançadas. “Tenho muita fé em Nossa Senhora Rainha dos Anjos. Desde pequena, venho com minha mãe e quando me casei e vim morar aqui na cidade, participo todos os anos. Esta festa me deixa feliz, renova minha fé”, afirmou a devota bastante emocionada.

Emoção marcou toda a celebração que homenageou, também, os 26 anos de trabalho de Dom Paulo Cardoso em Petrolina, os 80 anos do falecimento de Dom Malan, os 82 anos de criação da Catedral, além do anúncio aos 150 anos da criação da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos. O presidente do evento, padre Francisco Augusto Santana, comentou sobre a dimensão do evento. “Nesta festa, declaramos aberto o ano que comemora os 150 anos da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos. Uma procissão muito grande que a cada ano vem crescendo e se renovando na fé e na espiritualidade, mostrando esse amor a Nossa Senhora”, declarou.

Para homenagear a padroeira, a fachada da Prefeitura recebeu uma enorme bandeira azul e branca e balões com as cores da santa. Durante a celebração, o prefeito Julio Lossio anunciou a criação de uma comissão geral para a transição do bispado que vai acontecer no mês de outubro, marcando a saída de Dom Paulo a frente da Diocese e a chegada de Dom Manuel dos Reis de Farias no município. Um momento de extrema importância para o povo católico e honraria para o município como destacou Julio Lossio durante o evento. “Petrolina agora vai presenciar um momento que acontece a cada 25 a 30 anos, transferência do bispado e eu me sinto muito orgulho em presenciar este evento de forma participativa. Quero, em nome de todos os católicos da cidade, agradecer a Dom Paulo pela dedicação e pelo trabalho de amor e doação com que tomou conta desse povo durante todos esses anos. Receba de todos nós, nossa gratidão e carinho”, ressaltou.

O evento recebeu a presença de sacerdotes e diáconos de diversas comunidades de Petrolina e também de outras cidades, como Caruaru.


FONTE: petrolina.pe.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário