Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PESQUEIRA: Bacamartes e cangaceiros ocupam Pesqueira e fazem festa da cultura popular


Foto: Fundarpe/Divulgação
Descrição da imagem
Crianças também integram o grupo folclórico Os Cangaceiros de Pesqueira



Já era quase noite de quarta-feira, dia 03, quando Dona Mariana Felício, proprietária de uma pequena lanchonete na comunidade de Xucurus, em Pesqueira, ouviu o barulho alto e seco dos tiros de bacamartes bem próximo de seu estabelecimento. Passado o susto, gritou à filha: "Corre, vem ver, tão vindo da serra".

Descendo pela Serra do Ororubá, os Bacamarteiros do Ingá (Brejo da Madre de Deus) e o grupo folclórico Os Cangaceiros de Pesqueira, em poucos minutos tomaram as ruas do Centro e animaram o começo de noite, fim do expediente na cidade.

Mestre Manoel da Silva, líder dos bacamarteiros, manifestou alegria por seu grupo com mais de 80 anos de história integrar a programação do Festival Pernambuco Nação Cultural: "É disso que a gente gosta, de ver as pessoas saindo de casa e dos comércios pra ver e aplaudir nossa brincadeira", sorri Manoel entre um tiro e outro.

O cheiro de pólvora que em pleno mês de agosto fez lembrar os festejos de São João, só ajudou a apresentação do grupo de cangaceiros que em junho e também no Carnaval, fazem festa pelas ruas de Pesqueira. De acordo com José Rodrigues de Lima, presidente da agremiação ativa desde 1953, "o grupo foi formado por operários da antiga Fábrica Peixe e o costume foi passando de pai pra filho.

Os primeiros chapéus eram feitos de jornal velho com goma mesmo, mas desde aquela época o povo já caia na folia com a gente", comenta. Além das vestimentas típicas do cangaço e da simulação de confrontos, a música também faz parte das apresentações do grupo, que caminha e dança pelas ruas ao som da zabumba, da sanfona, de triângulos e chocalhos.

Hoje, a preocupação maior de "Seu Rodrigues" é com a renovação dos integrantes: "Não estaremos aqui pra sempre, por isso temos chamado nossos netos pra participar também da brincadeira. E eles gostam, quando digo que tem apresentação, ficam logo animados", revela.

Confira programação completa de cortejos e apresentações de cultura popular do Festival que segue até o dia 6 de agosto em Pesqueira e mais sete cidades do Agreste Central:

Sexta-feira, 05 de agosto

TACAIMBÓ
16h - Cortejo de cultura popular - Grupo Maracaúna de São Bento do Una

Sábado, 06 de agosto

PESQUEIRA

16h – Cortejo de cultura popular- Escola Estadual Arruda Marinho (Prado)
Os Caiporas (Pesqueira), Orquestra Lira da Tarde

(Pesqueira), Bloco Carnavalesco das Mariquinhas (São Bento do Una) e Bloco da Boa Idade (Pesqueira)

TACAIMBÓ

16h – Cortejo de cultura popular – Centro
Escola de Samba Gigantes do Ororubá (Tacaimbó)
16h - Apresentação de Cultura Popular - Associação da
Terceira Idade - Banda de Pífanos da Terceira Idade

SÃO BENTO DO UNA


16h – Cortejo de cultura popular – Centro
Boneco Ziriquidum (Pesqueira) e Cambina Velha de Pesqueira

AGRESTINA


16h - Encontro de Mazuca
Praça Padre Cícero
Mazuca de Agrestina, Mazuca Pé Quente e Mazuca de Cupira
16h - Encontro de Chocalho
Comunidade Santa Tereza
A Chocalhada de Maria Lafaete e Coquistas da Barriguda


FONTE: fundarpe.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário