Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PESQUEIRA: Sons para todos os gostos animam primeira noite da Festa da Renascença 2011


Fundarpe
Descrição da imagem
Mundo Livre S/A encerrou a noite apresentando músicas novas de seu último trabalho




Mundo Livre S/A, Di Melo, Ópera Banda Show, Mozart Vieira e A Trupe da Boa Música inauguraram o Palco Pernambuco Nação Cultural na XI Festa da Renascença.


A diversidade de sons com espaço para ritmos de todas as preferências dominou o palco na primeira noite de shows da XI Festa da Renascença em Pesqueira, programação que integra o Festival Pernambuco Nação Cultural no Agreste Central.


Na madrugada da quinta (04) pra sexta (05), o público pôde navegar por variadas nuances de batidas e influências que muitos críticos musicais hoje chamam de Nova MPB.


Mas o moderno e o antigo sempre encontraram espaço para um público cativo, como provou a primeira atração da noite, a Ópera Banda Show. Onze anos na estrada não foram suficientes para envelhecer um repertório que busca balançar com os toques dos anos 70 e 80, navegando no mambo, em clássicos do rock de Jimmy Carter, chegando à malemolência do Calypso e de outros hits que estouram pelas tardes das rádios populares.

Longe dos holofotes, os 13 músicos que embalam festas de quinze anos, aniversários, datas comemorativas, entre outras ocasiões, revelam-se homens que nem sempre estão com os acordes afinados na cabeça. “Aqui tem professor de biologia, gerente de loja, mecânico eletrônico, técnico industrial, taxista... Eu mesmo sou professor de matemática, mas não perco uma única chance de estar por aqui trabalhando com arte e música”, revela Danilo Henrique, componente da orquestra.


Mozart Vieira e A Trupe da Boa Música entraram em seguida com o lirismo e a sensibilidade da música instrumental.  Descendente de uma família de artistas tradicionais, o músico ficou conhecido em todo o país após ter sua trajetória adaptada para a tela dos cinemas com o longa “Orquestra dos Meninos”, que ganhou dois festivais de cinema. Hoje, o grupo, que recentemente recebeu o título de Ponto de Cultura, realiza um trabalho com 200 crianças e jovens de São Caetano e regiões vizinhas.


Apesar de promover um espetáculo virtuosístico, que exige muito estudo e técnica em sua elaboração, a atração selecionou sucessos da música nordestina, dando ênfase em sua linguagem, em especial na música pernambucana. “É sempre uma grande emoção trazer aos meus conterrâneos um show de música instrumental, que é diferente do que se ouve usualmente, mas tem o poder de despertar os sentidos da plateia para novas percepções”, destaca Mozart.


Di Melo entrou com a banda Pé Preto tocando sons já gravados em sua melhor fase, retornando com êxito aos palcos com batidas de funk, soul e groove, sem deixar o bom e velho Pop que faz as letras serem facilmente assimiladas por grande parte do público. E conhecida de longa data pelas plateias recifenses, Mundo Livre S/A agradou com músicas novas do seu último álbum Novas lendas da etnia Toshi Babaa  e antigas, apesar da madrugada que já raiava. Fãs da banda enfrentaram a madrugada e empolgaram Fred Zero Quatro, que soltou “Computadores fazem Arte” e pediu uma ciranda imediatamente atendida. As rodas começaram girando e logo explodiram no mais puro rock, mostrando uma das veias mais latentes de toda a história do grupo.


SEXTA – A penúltima noite do Palco Pernambuco Nação Cultural em Pesqueira na 11ª Festa da Renascença vai arrastar o pé de muita gente no salão com o forró de Flávio José. Ainda entram em cena Anjo Gabriel, Marco Polo canta Ave Sangria, Coco do Toré Pandeiro Mestre convida Mestre Pirrila e o Samba de Coco Xucuru e a banda Raimundos. A partir de 21h.


FONTE: fundarpe.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário