Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sistema de coleta seletiva será lançado em Petrolina




Divulgação

 

Na manhã desta terça-feira (24), o prefeito Julio Lossio lançará em Petrolina o Programa Coleta Seletiva do município. O evento, que propõe em linhas gerais, à comunidade um novo modo de pensar sobre o meio ambiente e seus cuidados, acontecerá no Gabinete Municipal, às 10h.


A ação pretende auxiliar o trabalho de coleta domiciliar do lixo dando a destinação correta e utilizando o artifício do reaproveitamento dos materiais como forma de geração de renda.



O sistema, que já teve sua fase piloto iniciada, será continuado por etapas até atender todo o município. Na primeira fase, serão envolvidos os moradores de condomínios. O programa pretende possibilitar o desenvolvimento da cadeia produtora dos catadores de lixo que passarão a reciclar esse material, e criar uma rede de conscientização entre os carroceiros e donos de caminhões quanto ao despejo incorreto de lixo em terrenos públicos e privados.


Funcionamento da Coleta Seletiva


Executado em três etapas até atender finalmente todo o município, na primeira fase, etapa piloto, pessoas residentes em condomínios, seguidas pelos comerciantes serão atendidas e convidadas a colaborar com a iniciativa. Para auxiliar o trabalho, essas localidades ganharão coletores especiais com identificação para lixo seco (plástico, papel, papelão, latas) e orgânico (restos de comida, frutas, legumes e verduras – FLV –, borra de café, casca de coco, óleo de cozinha).



Enquanto isso, os demais carroceiros do município continuarão sendo cadastrados em um segundo momento e terão identificadas com placas suas carroças para regulamentação e fiscalização do serviço. Também como incentivo à coleta seletiva, o público-alvo passará por cadastro para participar de sorteios de brindes, através da coleta premiada.


Para fazer o cadastramento, os moradores, proprietários de condomínios e comerciantes precisarão do nome completo, número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e RG para pessoa física, e CNPJ para comércio que envolverá ainda escolas e hospitais. Todos os participantes também receberão um certificado, atestando a contribuição com o meio ambiente.


FONTE: Assesoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário