Total de visualizações de página

sábado, 4 de fevereiro de 2012

CARNAVAL DE NAZARÉ DA MATA 2012: ENCONTRO DOS MARACATUS





O ‘Encontro dos Maracatus - Edição 2012’ acontecerá nos dias 20 e 21 de Fevereiro de 2012, na cidade de Nazaré da Mata, em Pernambuco. Os objetivos do Evento são difundir, fomentar e fortalecer a cultura e as tradições locais.


O Evento em Nazaré da Mata é bastante tradicional, e sua concentração terá,  início nas horas iniciais da manhã, na frente Parque dos Lanceiros, situado às margens da Rodovia BR 408 [na entrada da Cidade].


Os trabalhadores da cana-de-açúcar, que nos dias de momo protagonizam uma das principais manifestações do Carnaval de Pernambucano, se reuniram mais uma vez demonstrando que a tradição fala mais alto na Mata Norte, uma vez que mantém os cortejos de Maracatu de Baque Solto [ou Maracatu Rural como também são conhecidos].


Alguns grupos protagonizam cortejos que percorrem um longo roteiro pelas ruas do Município de Nazaré da Mata. O ápice do Evento, em 2012, será no Parque dos Lanceiros, onde como em todos os anos, que servirá de Palco, no qual se vivenciará a apoteose do desfile.


Cada Mestre de Maracatu apresentará suas loas e os caboclos de lança realizarão suas evoluções com seus chocalhos, sob suas golas coloridas, e empunhando as imensas lanças adornadas com fitas, que complementam a magnifica “coreografia” Maracatu Rural, ao som de sambadas, marcados pelo ritmo de taróis e tambores.


Durante os dias de festa, em Nazaré da Mata, mais de 60 ‘Grupos de Maracatu Rural’ de toda a região se reúnem, em apresentações com seus reis, rainhas, baianas e caboclos de lança, que dançam e cantam em um belíssimo espetáculo.


A Cidade de Nazaré da Mata, a “Terra do Maracatu”, ainda abre espaço para as agremiações das cidades vizinhas, como os caboclinhos de Goiana, os maracatus de Tracunhaém e Feira Nova, os Bumba Meu Boi, dentre outros.


FONTE: Texto & imagens nazaredamata.pe.gov.br.

Um comentário: