Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Palco de Cultura Popular faz a festa das tradições no Festival Pernambuco Nação Cultural da Mata Sul


Eric Gomes
Descrição da imagem


Valorizar e resgatar artistas da cultura popular do Estado, levando para o grande público o melhor das tradições pernambucanas. Esta é uma das diretrizes do Festival Pernambuco Nação Cultural presente em todas as regiões pelas quais a caravana do evento passa.


Na edição que acontece até o próximo sábado (22) na Mata Sul, o ponto de encontro destes artistas é o Palco de Cultura Popular montado na Praça Paulo Paranhos, no centro de Palmares. O palco foi inaugurado no início da noite dessa terça (18) com apresentações de artistas regionais.


Abrindo a série de apresentações da noite a dupla de cantadores Pereira e João Marcolino chamou a atenção do público que chegava à praça palmarense. Naturais de Vitória de Santo Antão, os músicos mostraram com sua cantoria os anseios e paixões do homem nordestino. Juntos há pouco mais de um ano, os artistas que individualmente possuem mais de 20 anos de carreira comemoraram a participação no festival. “É uma honra mostrar nosso trabalho para o público de outra cidade. Fazer parte desse festival é muito importante para a nossa carreira”, comentou Marcolino.


Na sequência de apresentações quem subiu ao palco foi o Samba de Matuto Leão do Norte. Natural de Tamandaré, no Litoral Sul do Estado, o grupo formado pelo Mestre José Ferreira e por jovens brincantes apresentou um dos folguedos mais tradicionais da região da Mata Sul. Com o ritmo marcado pela voz segura do Mestre, que improvisava versos ritmados cheios de humor, os quais eram prontamente acompanhados pelas outras integrantes do grupo, a apresentação resgatou para o público a beleza e tradição do ritmo praiano, que tem influências de comunidades tradicionais do litoral de Pernambuco e Alagoas.


A noite chegou ao fim com a aguardada apresentação de Arlindo dos Oito Baixos e seus músicos. O artista, que é natural de Sirinhaém, também na Mata Sul, animou os presentes na praça central com um repertório que transitava entre gêneros tão diversos quanto o forró, o xote, o frevo e a cumbia. “É uma alegria voltar a se apresentar em Palmares depois de tantos anos. Essa cidade me recebeu quando eu estava ainda no início da minha carreira”, revelou Arlindo.


A programação do Palco de Cultura Popular continua nesta quarta (19) com as apresentações do Guerreiro do Mestre Benon, Os Kabras do Rio, Serginhos Raízes e A Cocada.


FONTE: fundarpe.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário