Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PETROLINA: Prefeitura promove lançamento da Fenagri-2012 na China





O Vale do São Francisco vem conquistando não apenas o mercado brasileiro, mas também vem despontando no mercado econômico internacional. Na última sexta-feira (14), a Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2012 – foi lançada em Xangai, na China e no próximo mês será apresentada aos empresários da União Europeia num encontro que acontecerá em Bruxelas, capital da Bélgica. O Vice-Prefeito de Petrolina, Domingos Sávio Guimarães, participará como palestrante em Bruxelas, abordando sobre as oportunidades de investimentos no Sertão São Francisco e Araripe.


A aproximação entre o Vale do São Francisco e China começou a ser firmada na Fenagri – 2010 que aconteceu em Petrolina, com a presença de jornalistas chineses que vieram conhecer o evento. Aliada a essa visita, aconteceram as missões empresariais Brasil-China, promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), cuja terceira edição acontecerá durante este mês. Domingos Sávio participou da 2ª Missão Empresarial Brasil-China, palestrando sobre a produção de vinhos e suco de uvas, colaborando assim para a projeção do município e do vale em uma das principais economias mundiais.


“A China é um dos principais atores econômicos do mundo e vem investindo de forma significativa no Brasil. Essa aproximação é bastante oportuna, pois Petrolina já recebe imigrantes de diversas partes do mundo e a China não está interessada apenas em consumir nossos produtos, mas também em investir”, explicou o Prefeito Julio Lossio.

Sobre o lançamento da Fenagri – 2012, em Bruxelas, nos dias 08 e 09 de novembro o vice prefeito Domingos Sávio destaca que a propagação deve-se ao crescimento do Nordeste. “Vários empresários estão procurando fora da União Europeia formas de investir e expandir seus negócios, o Nordeste tem sido destaque de crescimento econômico no Brasil e isso favorece nossa região, sobretudo Petrolina que vem se destacando como a cidade que mais emprega no interior do Nordeste”, frisou.


De acordo com dados do relatório da Fecomércio – PE, o Nordeste é a região brasileira mais próxima dos mercados europeu e norte-americano, o que lhe confere vantagens consideráveis no comércio internacional. Uma das grandes vantagens da região é o agribusiness, com foco na produção e comercialização de frutas tropicais “in natura” (manga, uva, banana, abacaxi, goiaba, melão, melancia etc), produzidas com moderna tecnologia de irrigação no Vale do Rio São Francisco.


Visando conhecer este mercado em expansão, um grupo de 180 empresários europeus virá a Pernambuco no primeiro semestre de 2012 atrás de investimentos e oportunidades em Suape, região do Araripe e no Vale do São Francisco.


FONTE: Assesoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário