Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Primeira Emergência Odontológica inova saúde pública em Caruaru




A UPA Municipal/Policlínica do Vassoural é a primeira unidade de saúde do interior do Estado que abriga uma Emergência Odontológica. O inédito espaço foi inaugurado no início de agosto e já foram realizados mais de mil procedimentos. No primeiro mês de funcionamento, foram 536 pessoas atendidas e, em setembro, 422 consultas odontológicas. O serviço funciona em regime integral, 24 horas, todos os dias. Recebe pacientes que precisam de atendimento imediato na área da odontologia clínica, acidentados em quedas, ciclismo, na prática de esportes, numa simples mordida num alimento mais rígido ou em dores agudas, todos são casos para a Emergência Odontológica do Vassoural, uma inovação na rede municipal, promovida pela Secretaria de Saúde.


As terríveis dores decorrentes de canais infeccionados, gengivas inflamadas, cáries avançadas, dentes inclusos ou outros problemas derivados de tratamentos não bem sucedidos, ou não  concluídos, também são comuns e levam pacientes à desesperada procura de atendimento de urgência. De acordo com o Coordenador da Emergência Odontológica, Rodolfo Cruz, a principal causa de procura é a dor de dente. “Depois que a dor do paciente é estabilizada, ele é encaminhado para um especialista da área odontológica, caso seja necessário. Por exemplo, nós minimizamos a dor da cárie, mas o paciente é encaminhado para o dentista especializado em obturação. Outro exemplo é em caso de canal, o paciente é encaminhado para o endodontista”, explica.


Segundo Cruz, para infelicidade de alguns, os problemas acontecem à noite ou nos fins de semana, por serem estes, justamente os horários prediletos para prática dos esportes ou quando o organismo, caprichosamente, resolve manifestar-se. “Antes o médico que estivesse de plantão prescrevia um analgésico e encaminhava o paciente ao dentista que atendia aqui apenas de segunda a sexta-feira. Hoje o atendimento é imediato, inclusive pela madrugada.”, comentou.


A Emergência Odontológica funciona em regime de plantão 24h na UPA Municipal na rua João Cordeiro de Souza, s/n, bairro Vassoural.


FONTE: caruaru.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário