Total de visualizações de página

sábado, 29 de outubro de 2011

PROJETO DE LEI: Transporte intermunicipal gratuito para estudantes do interior



Foto: Rinaldo Marques
Deputado Rodrigo Novaes autor do projeto


A Assembleia Legislativa está analisando um projeto de lei que beneficia os estudantes que vieram do interior para estudar em instituições públicas da   região metropolitana do Recife (RMR). A proposta é obrigar as empresas de transporte intermunicipal a disponibilizarem o acesso para, ao menos, um estudante por viagem. O objetivo principal é que esses alunos possam visitar suas famílias. Hoje, só na casa do estudante da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), existem 276 universitários residentes que são de origem interiorana.


O autor do projeto, o deputado Rodrigo Novaes (PSD), acredita que a medida irá minimizar as dificuldades enfrentadas pelos alunos. “Como se já não bastasse ter que administrar a saudade, deixar toda a família há centenas de quilômetros e ter que trocar a pacata vida do interior pela atribulada vida de um grande centro urbano, ainda há, na grande maioria dos casos, uma enorme dificuldade até para se manter. Conheço alguns que só vêem os familiares uma vez por ano. Então é preciso, ao menos, amenizar esse sofrimento”,  justificou. Para ter direito ao benefício, seria apresentada uma carteira de estudante que servirá  como forma de comprovar.


A estudante de psicologia da UFPE, Mayra Lima, gostou da proposta. Ela deixou sua família em Goiana para poder estudar em Recife. “Tem que ter esse apoio mesmo. Estamos estudando para contribuir com a sociedade. Já nos basta a dificuldade para passar no vestibular”, refletiu. Lima, entretanto, menciona que o problema é bem maior para àqueles que moram no interior e estudam na RMR.



“Os ônibus que disponibilizam para eles apresentam, geralmente, condições precárias. As pessoas têm que viajar uma ou duas horas em pé. Quem mora em Goiana, por  exemplo, tem que pagar R$ 65 reais por mês. O pior é que tem que se adequar aos horários estipulados. Tem gente que perde as últimas aulas para pegar o transporte de volta para casa”, denunciou.



Para não passar por essa situação, a também aluna de psicologia da UFPE, Raissa Santos, deixou Carpina e também veio morar na capital Pernambucana. “Lá em Carpina até tem ônibus gratuito para os estudantes virem. Mas, assim como na cidade dela (Mayra), tem que se adequar aos horários. Quem perder o transporte tem que pagar um outro para poder voltar”, falou.



Apesar de ser favorável à iniciativa do deputado, Raissa Santos não acredita que as empresas irão cumprir, caso seja aprovada como lei. “É interessante mas acho que não vai dar certo. É uma questão de interesse das empresas de ônibus, que não vão querer. Vai ser a mesma coisa que fazem com os idosos. Eles têm o direito de entrar de graça, mas muitas não respeitam”, ponderou.



FONTE: pernambuco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário