Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Do Blog do Jamildo: PETROLINA - "Lóssio e Fernando Filho terminaram o ano com polêmica na área de saúde"




O deputado federal Fernando Filho (PSB-PE) decidiu “comprar a briga” com o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), depois que ele afirmou que o Governo de Pernambuco devolveu ao Ministério da Saúde, “sem qualquer explicação”, recursos que seriam destinados à construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade.


Segundo o parlamentar, que reuniu informações junto ao secretário estadual de Saúde, Antonio Figueira, os R$ 260 mil referentes à obra só foram devolvidos ao Ministério por uma exigência na programação financeira do órgão federal.


Ainda assim, Fernando Filho ressaltou que o Governo de Pernambuco priorizou Petrolina ao investir R$ 16 milhões com a construção e equipagem de duas UPAs acopladas – uma delas no modelo das atuais e a outra de Especialidades.



Prova disso, segundo o deputado, está numa breve comparação com as unidades do Recife e Caruaru. Enquanto as duas possuem 3 mil metros quadrados, a área total da UPAe de Petrolina é de 4.214 metros quadrados. Nesta última serão disponibilizadas 22 especialidades, a exemplo de cardiologia, oftalmologia, urologia, proctologia, entre outras. A gama de serviços deve gerar 106 mil consultas/ano, além de cerca de 600 cirurgias ambulatoriais/mês (oftalmologia, vascular, geral e urologia).


Na última semana do ano, o prefeito Julio Lossio protocolou, no Ministério da Saúde, em Brasília um documento em que solicitava a recuperação dos recursos para a construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h Porte II em Petrolina. Os recursos haviam sido destinados ao Governo do Estado de Pernambuco, em 2010, para a construção da UPA 24h em Petrolina, contudo o Estado devolveu os recursos e a construção da unidade nunca foi efetivada.


Através do documento entregue pelo prefeito Julio Lossio, é requisitado também junto ao Ministério da Saúde a agilidade no processo de análise da UPA porte II já cadastrada pelo município e a solicitação do cadastro de mais duas UPAs 24h Porte I.


“Ficamos aguardando do Governo do Estado a instalação da UPA desde 2010, este ano soubemos que os recursos foram devolvidos sem nenhuma justificativa. Através das AMEs, o município tem agido de forma a atender as demandas da população na saúde, porém o estado também precisa trabalhar por Petrolina, a UPA é uma necessidade da nossa cidade por isso viemos requisitar do Ministério da Saúde os recursos devolvidos para que o município faça aquilo que o Estado se omitiu a fazer, que é construir a UPA 24h em Petrolina”, disse o prefeito Julio Lossio.


FONTE: blogdojamildo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário