Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

Última semana para enviar propostas para o Festival de Inverno de Garanhuns 2011

Foto: Fundarpe
Descrição da imagem
Equipe da Fundarpe recebe propostas de programação até o dia 05 de junho

Fundarpe fará plantão no sábado e no domingo, até às 17hs, para recebimento dos projetos


A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) fará um esquema de plantão, no próximo sábado e domingo, para receber as propostas artísticas para o FIG. As propostas que chegarem pelos Correios, devem ter a data de postagem também até esta data.


A Fundarpe reeditou o edital de convocatória nacional do 21º Festival de Inverno de Garanhuns.  As alterações no edital têm o objetivo de tornar mais claro o processo de seleção dos projetos inscritos, bem como o de corrigir alguns erros de digitação verificados após o lançamento do documento, no dia 11 passado.


As propostas devem ser seguir o formato dos formulários. São dez linguagens que formarão a grade artística do festival: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Fotografia, Literatura, Música, Ópera e Teatro). Também há formulários referentes às propostas para a realização de oficinas de Formação Artístico-Cultural e das ações na área de Patrimônio.

A divulgação dos projetos que formarão a grade do FIG-2011 acontece no dia 28 de junho.
Para acessar o edital e formulário, click no link: http://www.nacaocultural.pe.gov.br/ultima-semana-para-enviar-propostas-para-o-festival-de-inverno-de-garanhuns


FONTE: nacaocultural.pe.gov.br

SÃO JOÃO DE PERNAMBUCO 2011: Estado esnoba Dominguinhos

Recife, Caruaru, Gravatá, Bezerros, os principais polos juninos do Estado, não o incluíram em suas programações já anunciadas. Quem quiser ouvir Dominguinhos terá que ir para a abertura do São João de Arcoverde.


                                                        Foto: Dominguinhos.com.br
 

Principal herdeiro de Luiz Gonzaga e maior forrozeiro brasileiro vivo, o cantor e compositor garanhuense Dominguinhos, 70 anos, 50 anos de carreira, foi esnobado no São João de Pernambuco. Recife, Caruaru, Gravatá, Bezerros, os principais polos juninos do Estado, não o incluíram em suas programações já anunciadas. Quem quiser ouvir Dominguinhos terá que ir para a abertura do São João de Arcoverde.

De São Paulo, onde recebeu mais uma homenagem no último sábado e faz três participações especiais no Sesc Pinheiro no próximo fim de semana, Dominguinhos queixou-se do esquecimento do seu nome nos festejos deste ano, em entrevista à Primeira Página do programa Super Manhã, do comunicador Geraldo Freire, na Rádio Jornal. "Não sou mais criança para ficar pedindo para tocar", disse o forrozeiro.

A agenda de Dominguinhos até o momento tem shows no São João Carioca (Rio de Janeiro), no Forrocaju (Sergipe), Sátiro Dias, Jequié e São Francisco do Conde (Bahia).

FONTE: JC Online

São João de Campina Grande 2011: Estreia de Palco Duplo é uma das novidades



São João de Campina em 2009 com apenas um palco / Foto: Divulgação


A edição 2011 do São João de Campina Grande tem início no dia 03 de junho e vai até 03 de julho. São trinta e um dias de festa e mais de 1.000 horas de forró para um público de cerca de 02 milhões de pessoas, com destaque para o grande número de turistas.




O Maior São João do Mundo traz grandes inovações este ano: Palco duplo, homenagem a Genival Lacerda e ao cordelista Manoel Monteiro, destaque para os grupos de dança folclórica e os trios de forró, retorno à Rua da Imprensa e a decoração externa da Pirâmide Jackson do Pandeiro.



Shows com grandes artistas locais, regionais e nacionais, apresentações de quadrilhas juninas, forró pé-de-serra, grupos folclóricos, Casamento Coletivo, Círio de São João, Expresso Forrozeiro, Projeto Cantoria de Viola no São João (apresentações de repentistas), Recanto dos Santos Juninos, Cordel, shows pirotécnicos, culinária regional, e muitos outros grandes atrativos garantem a animação, cultura e tradição e fazem da festa junina de Campina a MAIOR DO MUNDO.

FONTE: saojoaoemcampina.com.br

CLIP: Jingle São João do Nordeste 2011



Todos os anos a Rede Globo Nordeste faz um Jingle sobre o São João do
Nordeste, mais um vez a emissora fez um ótimo trabalho, parabens pelo
belo Clip animado, vale a pena conferir que já viu ver de novo.


Da Redação O Interior Net.

SÃO JOÃO DE PETROLINA 2011: ‘São João do Vale – Petrolina é uma festa só’


Com uma programação diversificada, que vai de atrações nacionais como Jorge e Mateus a artistas regionais como Matingueiros, o São João de Petrolina promete ser uma festa linda que atenderá a todos os gostos e, também, será marcada pela valorização dos artistas regionais. O tema ‘São João do Vale – Petrolina é uma festa só’ afirma a ampliação da festa que visa contemplar toda a comunidade das áreas urbana e rural.

Serão nove dias de festa no polo Central, onde toda a população do Vale do São Francisco poderá curtir ao som de grandes artistas como Targino Gondim, Maciel Melo, Geraldo Azevedo, Maria Cecilia e Rodolfo, Calcinha Preta, Magníficos e outros. Grandes sucessos nacionais vão abrilhantar a festa. Mas, quem prefere divertir-se com atrações regionais, poderá dançar ao som do Samba de Véio da Ilha do Massangano ou ao som de um forró pé-de-serra com Raimundinho do Acordeon.

O prefeito Julio Lossio ressalta que as atrações foram escolhidas para atender a todos os gostos e todas as idades. “Será uma linda festa com muito forró, quadrilhas e muita música boa. Nós consultamos a comunidade e escolhemos fazer uma festa que atenda a vontade da maioria, com grandes atrações, no entanto, não deixaremos, claro, de valorizar os artistas da nossa terra”, destacou.


O polo principal do São João ficará localizado no Centro da cidade, onde a festa será realizada ao lado Centro de Convenções, no período de 22 a 30 de junho. Segue a programação abaixo:

22/06 (Quarta-feira) -Gean Mota, Gatinha Manhosa, Raimundinho do Acordeon, Samba de Véio, Don Q’Xote e Brasas do Forró.

23/06 (Quinta-feira) -Maciel Melo, banda Encantu’s, Forró LPM, Asas Morenas, Neto e Mundinho e Forrozão Cowboys.

24/06 (Sexta-feira) -Flávio Leandro, Matingueiros, Louro e Vitor Santos, Geraldo Azevedo e Sérgio do Forró.

25/06 (Sábado) - Amor Proibido, Forró Pega Leve, Desejo de Menina, Maria Cecilia e Rodolfo e Beto Barbosa.

26/06 (Domingo) -Samuel Menino de Rua, os Três do Cariri, Dorgival Dantas, Noda de Caju e Raniere e Banda.

27/06 (Segunda-feira) -Forrozão Boi na Faixa, Forró Pegado, Gaviões do Forró, Wanderley do Nordeste e Jorge & Mateus.

28/06 (Terça-feira) -Targino Gondim, Capim Cubano, Leo e Leno e Forró Três Desejos, Saia de Renda e Tayrone Cigano.

29/06 (Quarta-feira) - Calcinha Preta, Joquinha Gonzaga, Fogo de Mulher e Elba Ramalho.

30/06 (Quinta-feira) -Forró Mel com Terra, Magníficos, Forró dos Plays e Cézar Adriano.



Veja mais São João 2011, entrevista EXCLUSIVA com o cantor FLÁVIO JOSÉ, click no link: http://ointeriornet.blogspot.com/2011/05/sao-joao-do-nordeste-2011-o-interior_25.html

FONTE: petrolina.pe.gov.br

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fábio Júnior e Banda Magníficos são atrações confirmadas do São João 2011 em Gravatá


Foto: Divulgação

A partir do dia 10 de junho Gravatá entra no clima junino e realiza um dos maiores e melhores São João do Brasil. A programação está sendo fechada, mas alguns nomes já estão confirmados para a festa a exemplo: de Fábio Júnior no dia 25, Magníficos no dia 10, Aviões do Forró dia 11 entre outras atrações que serão anunciadas até o início da próxima semana.




  FONTE: Sec. Imprensa

CONFIRA: PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE SERRA TALHADA 2011

A Prefeitura Municipal de Serra Talhada, anunciou hoje segunda-feira dia 30 de maio, o
São João 2011 da Capital do Xaxado, o evento junino acontecer na Estação do Forró.

Veja a programação abaixo:


22 de Junho ( Quarta-Feira )

 ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO
 Josildo Sá
 Cowboys do Nordeste
 Xote Mania

23 de Junho ( Quinta-Feira )

 Banda Vizzu
 Fábio e Nando
 COMPANHIA DO CALYPSO

24 de Junho ( Sexta-Feira )

 Bira Marcolino
 CRISTINA AMARAL
 Mano Walter
 Carol e Forrozão capim

25 de Junho ( Sábado )

CAPIM CUBANO
Ivaldo Maceió
ASSISÃO
Delmiro Barros

Leia mais sobre o São João 2011, Entrevista EXCLUSIVA com Santanna O Cantador. Click no link: http://ointeriornet.blogspot.com/2011/06/santanna-o-cantador.html


Da Redação O Interior Net.

SÃO JOÃO DO NE: PREFEITO DO RECIFE ANUNCIA PROGRAMAÇÃO E HOMENAGEADOS DO SÃO JOÃO 2011

Terezinha e Quinteto Violado são os homenageados
Terezinha e Quinteto Violado são os homenageados (Foto: Fernando Silva)

Programação tem início dia 8 de junho e conta com 22 dias de festa em seis polos de animação, incluindo o Parque Dona Lindu. 

Na manhã desta segunda (30), o prefeito do Recife, João da Costa, anunciou os homenageados e a programação do Ciclo Junino 2011. O evento, realizado pela Prefeitura do Recife, mais uma vez, reafirma os legítimos valores da cultura nordestina, celebrando o sagrado e o profano numa grande festa popular por toda a cidade. O anúncio foi acompanhado pelo secretariado municipal e diversos servidores.

Nossa proposta é aproveitar o que há de melhor na cultura nordestina. Isso tem feito nossa festa crescer a cada ano, tanto que nesse ano estendemos a programação para o bairro de Boa Viagem, onde teremos atrações no Parque Dona Lindu e na Praça de Boa Viagem. Temos uma grade de atrações variadas, incluindo os homenageados: Terezinha do Acordeon e o Quinteto Violado, que nos dá há tantos anos sua contribuição para nossa memória cultural”, afirmou o prefeito, João da Costa.

Tivemos o privilégio de levar nossa cultura a muitos lugares pelo mundo, mas receber essa homenagem da nossa terra, é sem dúvida uma grande emoção”, disse Marcelo Melo, do Quinteto Violado. Terezinha do Acordeon também expressou sua satisfação. “A cidade que faz o São João mais autêntico é o Recife, então eu tô muito feliz por tudo isso”, comentou Terezinha.

A programação da festa, que tem o slogan “São João tradicional, a gente faz na Capital”, foi anunciada pela presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Luciana Félix. “Este ano, teremos seis polos de animação e a abertura para os festejos acontecerá no dia 8 de junho, às 20h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, quando acontece um concerto especial da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), sob a regência do maestro Osman Giuseppe Gioia e participação dos homenageados e entrada gratuita”, informou Luciana.

Além do Parque Dona Lindu, a festa contará com os já conhecidos polos do Sítio Trindade, Pátio de São Pedro, Praça Arsenal da Marinha, Rua da Tomazina e Nascedouro de Peixinhos. Seguindo a política de descentralização cultural, a Prefeitura do Recife ainda apoia 18 polinhos comunitários e 14 arraiais nas regiões político-administrativas (RPAs).

Durante 22 dias de festa, a programação preparada pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife valoriza o autêntico forró e o talento dos músicos regionais, o bailado das quadrilhas juninas, a religiosidade das procissões e o sabor marcante da culinária típica. A festa conta com 355 artistas, concursos de quadrilhas, Caravana do Forró com shows itinerantes na Forrovioca, cidade cenográfica, brincadeiras e adivinhações populares para o público infantil, Mostra de Culinária Afro, Desfile das Bandeiras e Procissão dos Santos Juninos.

Recife tem se tornado um importante centro dos festejos juninos e nós, que fazemos parte dessa gestão, ficamos muito felizes por saber que nos tornamos também uma referência a ser seguida por outros lugares, a exemplo do que fez na cidade de Campina Grande, o secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Chico César”, enfatizou o secretário de Cultura, Renato L.

Atrações musicais - A programação de shows reúne grandes nomes da música nordestina de diversas gerações como Jorge de Altinho, Genival Lacerda, Alcymar Monteiro, Azulão, Santanna, Camarão, Arlindo dos 8 Baixos, Flávio José, Paulinho Leite, Cristina Amaral, Irah Caldeira, Alceu Valença, Moraes Moreira, Geraldo Azevedo, Xangai, Luciano Magno, Coco Raízes de Arcoverde, Flávio Leandro, Nando Cordel, Novinho da Paraíba, Nádia Maia, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Agostinho do Acordeon, Josildo Sá, João Silva, Cascabulho, Quarteto Olinda, Rabecado, Siba e a Fuloresta, Silvério Pessoa, Maciel Salu, Bongar, Pandeiro do Mestre, entre outros.

Cenografia - Para dar o clima junino, os polos da festa ganham decoração especial com cores vivas e variadas estampas florais da chita. O projeto assinado pela engenheira Ana Borba, da Lixiki, mais uma vez, é baseado na sustentabilidade, utilizando materiais de ciclos festivos anteriores promovidos pela Prefeitura do Recife. Bandeirinhas, balões e luminárias típicas da época serão confeccionados com materiais reciclados como garrafas pets, placas de polietileno, lonas, latas e madeira.  Os mesmos materiais também darão forma a uma grande fogueira cenográfica que será instalada no Sítio Trindade e a um mastro com imagens dos santos juninos.

Polos de animação - Mais uma vez, o principal ponto de festas do ciclo junino é o Sítio Trindade, onde a criançada poderá se divertir na cidade cenográfica, com brinquedos infláveis e no concurso de quadrilhas infantis. À noite, o local abriga shows de grandes atrações que vão fazer todo mundo querer arrastar o pé até o sol raiar. No dia 25 de junho, às 22h, acontece um grande encontro de sanfoneiros em tributo a Arlindo dos 8 Baixos. Beto Hortiz, Dudu do Acordeon e Cezinha, representantes da nova geração do forró, se juntam aos mestres Camarão, Agostinho do Acordeon e seu Arlindo em show especial. A apresentação que une gerações terá direção musical de Cezinha e será registrado ao vivo pela Rede Globo Nordeste.

O Pátio de São Pedro é arraial do coração da cidade, no Bairro de São José. O local se transforma num grande salão de forró, com palhoção coberto e piso especial, perfeito para quem adora o arrasta-pé. No Bairro do Recife, a alegria junina estará presente na Praça Arsenal da Marinha. Um dos shows que vai marcar a festa é a releitura do projeto Cantoria com Xangai e Geraldo Azevedo. Ainda no Bairro do Recife, há espaço reservado para o rock, o pop e as tendências da música contemporânea produzida no estado, no polo da Rua da Tomazina. As bandas pernambucanas Caravana do Delírio, Jabi Jaques, Guadaloop e Feiticeiro Julião e a alagoana Sonic Jr. São algumas das atrações do chamado Arraial Tomazina. No Nascedouro de Peixinhos, a animação ficará por conta do sanfoneiro Benedito da Macuca, Mestre Galo Preto, banda Forró de Cana, Ciranda Pernambucana do Mestre Ferreira, Coco de Umbigada, entre outros grupos da cultura popular. 

TRADIÇÃO E MEMÓRIA


Nossa música é a gente quem faz - Para difundir as músicas tradicionais do clico junino e composições dos homenageados do São João do Recife, serão editados 20 mil livretos com letras de canções, com distribuição gratuita nos diversos polos de animação. O livrinho reúne 10 músicas de Terezinha do Acordeon, 10 do Quinteto Violado, 10 músicas selecionadas pela equipe do Memorial Luiz Gonzaga e 10 músicas escolhidas pelos recifenses através de parceria com programação de rádio local.


Repente e Fórro nos Mercados - Trios de pé-de-serra, emboladores, repentistas e violeiros animam os mercados públicos da Encruzilhada, Boa Vista, Madalena, Afogados, Beberibe, Água Fria, Pina, Cordeiro, Nova Descoberta e Jordão, em programação a partir das 10h, nas sextas e sábados (dias 03, 04, 10, 11, 17, 18 de junho) e nos dias 23 e 25 de junho.


Caminhada do Forró - No dia 9 de junho, a partir das 18h, é realizada a Caminhada do Forró com roteiro que segue da Rua da moeda até a Praça do Arsenal. O arrastão de forrozeiros é animado pela Forrovioca.

Jornadas gonzagueanas – Debates sobre a cultura do ciclo junino promovidos pelo Memorial Luiz Gonzaga, equipamento da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Todos os encontros serão realizados no Centro Cultural Correios e terão registro audiovisual para um posterior lançamento em DVD:
- Romance de Terezinha com o acordeon – dia 15/06, às 14h: com a homenageada do São João 2011. 
- Forró: passado, presente e futuro – dia 15/06, às 19h: com Bráulio Tavares, Chico César, Fernando Duarte e José Mário Austregésilo.
- Quinteto 40 anos – dia 16/06, às 19h: show acústico e debate com grupo homenageado do São João.

RELIGIOSIDADE

Procissão dos Santos - No dia 17 de junho, acontece a Procissão dos Santos. O cortejo faz homenagem aos santos São João, São José, Santo Antônio, São Pedro, Santa Isabel e Sant’Ana, representantes dos festejos juninos. Saindo do Morro da Conceição, local de tradição religiosa e de intensa participação popular nos ritos litúrgicos, a procissão desce por Casa Amarela e segue até o Sítio Trindade, com bacamarteiros à frente fazendo a guarda dos santos.

Desfile das Bandeiras - No dia 22 de junho, é a vez do Desfile das Bandeiras de Santos Juninos. Sempre reforçando o sincretismo religioso no Recife, a procissão sempre agrega praticantes de inúmeras religiões ou mesmo admiradores. No desfile, são representados os Santo Antônio, São João e São Pedro. A procissão sai da Praça Maciel Pinheiro, passa pela Rua Nova, até chegar ao Pátio de São Pedro.
Procissão de São Pedro e Concurso de Barcos Decorados - No dia 29 de junho, às 13h, os pescadores da Colônia Z1, do Pina, desfilam com suas embarcações para honrar o santo que marca o fim do ciclo junino. Assim como em 2010, haverá o  concurso de barcos decorados.

SÃO JOÃO DO RECIFE 2011 EM NÚMEROS

- 22 dias de festa
- 355 artistas
- 6 polos de animação: Sítio Trindade, Parque Dona Lindu, Pátio de São Pedro, Praça Arsenal da Marinha, Rua da Tomazina e Nascedouro de Peixinhos
-18 polinhos comunitários
- 14 arraiais nas regiões político-administrativas (RPAs)
- 12 bairros recebem Caravana do Forró com shows na Forrovioca

- O Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, além de receber a abertura do Ciclo Junino com show da OSR e dos homenageados dentro do Teatro Luiz Mendonça, contará com programação especial para toda a família.  As crianças vão poder conhecer as tradições juninas através de brincadeiras como pau de sebo e adivinhações e aprender a dançar o legítimo forró pé-de-serra. Já o palco do Teatro Luiz Mendonça será aberto para a esplanada do parque, abrigando shows de grandes nomes da música nordestina.


Tradição Junina na Praça de Boa Viagem - A Zona Sul também conta com programação especial na Praça de Boa Viagem. No local, turistas e recifenses poderão vivenciar diversos ícones da tradição junina. Apresentações de coco, ciranda, forró pé-de-serra, embolada e banda de pífano irão animar o arraial. O público também poderá se divertir num karaokê com repertório de forró.

Caravana do Forró - A Forrovioca irá percorrer 12 pontos do Recife, animando os bairros com muito arrasta-pé. O forró itinerante levará shows de grandes nomes da música regional para vários polinhos comunitários.


FONTE: recife.pe.gov.br

LITERATURA & FORRO: A vida e a música de Anastácia

                                                                                      Foto: funarte.gov.br
Anastácia e Jackson do Pandeiro, parceiros no Projeto Pixinguinha de 1980
Anastácia e Jackson do Pandeiro, parceiros no Projeto Pixinguinha de 1980

A cantora e compositora Anastácia, aos 71 anos, lança hoje sua biografia, “Eu Sou Anastácia” (FacForm, 377 páginas) escrita pela historiadora Lêda Dias, às 19h30, no Restaurante Arr’Égua (Rua General Polidoro, 955, Cidade Universitária). A entrada é gratuita, e a noite conta ainda com apresentações musicais para celebrar o lançamento.

O livro foi criado a partir de conversas entre Anastácia e Lêda, traçando os momentos decisivos da trajetória da artista, desde sua infância, até chegar a sua relação com Luiz Gonzaga e os diversos momentos de sua carreira musical.

O livro conta com um depoimento de Gilberto Gil, que contextualiza a importância de Anastácia na cultura popular do Nordeste, ressaltando a influência de sua produção. No texto, o músico comenta: “Anastácia desponta nos anos 1960 com uma contribuição muito própria como compositora e intérprete. Um toque delicado e carinhoso no modo de dirigir o seu olhar romântico sobre temas típicos do cancioneiro do Nordeste deu a Anastácia um lugar singelo dentre as moças nordestinas da canção. Eu mesmo tive a oportunidade de recriar duas de suas maravilhosas canções com as gravações de ‘Eu Só Quero um Xodó’ e ‘Tenho Sede’, em parceria com Dominguinhos, seu mais importante colaborador. Essas canções são preciosos exemplares da bela contribuição de Anastácia à canção romântica do gênero nordestino. Eu sei o sabor que tem cantar Anastácia, e sei o prazer que nossa gente tem em escutar suas canções”.


FONTE: folhape.com.br 

CONFIRA: Programação da Festa de Santo Antônio de Pádua 2011 em IBIMIRIM-PE

A cidade de Ibimirim, Sertão do Moxoto comemorar a festa do seu padroeiro no
próximo mês de junho com intensa programação, veja abaixo as atrações:


DIA 01 - Diplomatas do Forró
DIA 02 - Feitiço de Menina e Sidney
DIA 03 - Voadores do Forró, Banda Vizzu
DIA 04 - Gaviões do Forró, Licinho e Bruno
DIA 05 - Max e Banda Estrelar, Swing do Ragha
DIA 06 - Paulinho e o Forró Pauleira
DIA 07 - Zé Caboclo
DIA 08 - Gibão de Ouro
DIA 09 - Super Oara, Porradões do Forró
DIA 10 - Forrozão Capa de Sela, Arrocha Menina 
DIA 11 - Banda Líbanos, Banda Oásis
DIA 12 - Tropykália, Fábio e Nando

Da Redação O Interior Net.

GRAVATÁ: Jornada Sebrae – De 31/05 a 02 de junho

Evento conta coma parceria da Prefeitura e da Associação Comercial e Industrial


Gravatá vai receber de 31 a 02 de junho a Jornada Sebrae, um projeto itinerante que da apoio e capacitação a empreendedores individuais. O evento será gratuito oferecendo palestras e minicursos das 14 às 22h na Avenida Joaquim Didier, de frente ao Colégio Devaldo Borges. As inscrições serão feitas no local com limites de vagas por ordem de chegada. Veja a programação.


31 de maio

Palestra
14h às 17 – 14 às 22h
Empreendedor Individual- Como formalizar?

Minicursos
- Entendendo custos, despesas e preço de venda
- Marketing para o sucesso empresarial
- Iniciando um pequeno e grande negócio


01 de junho de 2011

Palestra
14h às 17 – 14 às 22h
Empreendedor Individual- Como formalizar?

Minicursos
- Representação Comercial
- Gestão Financeira
- Como vender mais e melhor


02 de junho

14h às 17 – 14 às 22h
Empreendedor Individual- Como formalizar?

Minicursos
- Liderança empresarial
- Técnicas de vendas
- Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência


FONTE: Sec. Imprensa

domingo, 29 de maio de 2011

CONFIRA: Programação Completa da Festa de SANTO ANTÔNIO 2011 em INAJÁ-PE


Fotos de Inajá: pt.wikipedia.org.br

PROGRAMAÇÃO PROFANA


Dia 01/06/11 – Banda Católica & Zezo

Dia 02/06/11 - Gatinha Manhosa & Desejo de Amar

Dia 03/06/11 - Banda Feras & Domys Brasil

Dia 04/06/11 - Companhia do Calypso & Arkilan & Fabiano

Dia 05/06/11 - Missa do Vaqueiro / João Neto & Fabinho / Sirano & Sirino & Raniere & Banda

Dia 06/06/11 - Almir (Ex-Fevers)

Dia 07/06/11 - J. Farias (Banda Catolica)

Dia 08/06/11 - Trio da Huanna & Carlos Nery

Dia 09/06/11 - Capim Com Mel

Dia 10/06/11 - Jerry Adriani & Sandrino Ferraz

Dia 11/06/11 - Calango Acesso & Banda Vizzu

Dia 12/06/11 - Capim Cubano & Amigos Sertanejos


FONTE: Inajafm.com.br


PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA


Terça-feira: 31/05/2011
Asteamento da bandeira ,depois do encerramento da novena do mês de maio 

                                                                             
Quarta-feira: 01/06/2011
19:00 horas – Novena e Santa Missa                                                                                              
TemaSanto Antônio Missionário incansável em defesa do meio ambiente
Noiteiros: Mulheres                                                                                
Responsáveis: Marinalva Laranjeira,  Maria Áurea, Antônia Tôrres.
Celebrante – Frei Francisco Fernando da Silva- OFM       
                               

Quinta-feira: 02/06/2011
19:00 horas: Novena s Santa Missa                                                                                                 
Tema:  Santo Antônio nos ensina a partilhar  e proteger o meio ambiente.
Noiteiros:  Família Pantaleão: José Pantaleão Neto, Dr.João Pantaleão Maria dos Anjos Araújo, José Pantaleão Neto, Inês Maria de Jesus, Eronides Pantaleão,  Radialistas, João Pantaleão, Terços dos Homens e Ministros da Eucaristia.
Responsáveis: José Pantaleão e Radialistas.
Celebrante DOM Egidio Bisol – Bispo de Afogados da Ingazeira


Sexta-feira: 03/06/2011
19:00 horas: Novena e Santa Missa
Tema: A exemplo de Santo Antônio lutaremos para que haja respeito, dignidade com a vida e a natureza.
Noiteiros: Antônio Paes de Araujo, Antônio Noé de Araújo, Adelson Noé de Araújo, Alonso Gomes de Sá, Álvaro Alexandre Tôrres Barros, Avelar Gaia Alencar, Samuel Almir Gaia Alencar, Demóstenes Oldrado  de Araújo, Dr.Emanuel Dantas, José GaiaTôrres,  Dr.Manoel Paes de Araújo,  Manoel Pedro de Araújo, José Paes de Araújo Neto, Manoel Correia Gaia Neto, Dr. Valdomiro Gaia Tôrres, José Roberto Neto, Maria de
Fátima  Tôrres Gomes de Sá, Edileuza Paes Duque e Claudilene Gomes Correia.                                   
Responsáveis: Avelar e Família Araújo                                                                                                
Celebrante- Pe. Izidorio - Cabrobó


Sabado-feira: 04/06/2011
09:00 Horas: Missa dos Idosos.
Responsáveis: Legião de Maria, Secretarias de Ação Social e Saúde. 
19:00 horas: Novena e Santa Missa
Tema: A humildade é a mais nobre de todas as virtudes.
Noiteiros: Luiz Gonzaga de Araújo, José Paulino de Araújo, Dr.Manoel de Barros Primo, José Djalma de Araújo, Maximiano Antonio Paes de Araújo, Djalma Pierre de Araújo, Manoel Antônio do Nascimento, Donato Gomes de Araújo, Sandro Lacerda Lima, Antônio Artur de Araújo, Francisco Agenor Junior, José Leônidas de Araújo, Erasmo Odilon de Araújo, José Umberto de Carvalho, Luiz Argemiro da Silva, José Adauto da Silva, Marcos Felix da Silva,                                 
Quitéria Regina da Silva, Maria Dapaz de Araújo Neves, Maria Tereza de Araújo, Maria Damares de Carvalho Comunidade do Caraibeiro.
Responsáveis: Maria de Luiz Panta,  Dapaz,
Celebrante- Pe. Roberto Luciano-  Custódia

Domingo: 05/06/2011
Missa do Vaqueiro: Celebrante- Pe. Luciano- Inajá
11:00 Horas: Passeata.
12:00 Horas: Santa Missa.
Responsáveis: Madalena, Darlene, Dulce e Zé Leno.

19:00 Horas: Novena e Santa Missa
Tema: A exemplo de Santo Antônio queremos denunciar todas as ações que agridem o meio Ambiente.
Noiteiros: Jaci Gomes Batalha, José Carlos de Freita Lacerda, José Carlos da Silva, Sebastião Roque da Silva, Erisvaldo Enéas da Silva e Comunidade de Manari.
Responsáveis: Jaci Batalha e Comunidade de Manari
Celebrante – Seminarista Zenildo- Petrolândia

Segunda-feira: 06/06/2011
19:00 Horas: Novena e Santa Missa
Tema: Com Santo Antônio queremos vivenciar a Espiritualidade do Sínodo Diocesano nas Comunidades.
 Noiteiros: Airon Timóteo Cavalcante, Antônio Neto  Gomes, João Airton Timóteo Cavalcante, Erisvaldo Martins dos Santos Ancelmo Guimarães ,Izael Antônio da Silva, José Heraldo de Araújo e agricultores.                Responsáveis: Delza, Delta e Lacerda.
Celebrante- Dom Adriano – Bispo de Floresta
Teça-feira: 07/06/ 2011
19:00 Horas: Novena e Santa Missa
 Tema: Com o Padre Cícero e Santo Antônio queremos ter um espiritualidade de Romeios.
Noiteiros: Família de José Apolônio e Família Francisco Daniel Lima, Setor Alto do Jorro, Romeiros do Padre Cícero e Apostolado da Oração.
Responsáveis: José Apolônio e Daniel
Celebrante- Dom Fernando Panico- Bispo do Crato
                                                                                                                                                           

Quarta-feira: 08/06/2011
19:00 Horas: Novena e Santa Missa
Tema: As Famílias de Inajá a exemplo de Santo Antônio manifestam a fé e a confiança no criador.
Noiteiros: Funcionários Públicos e Bancários
Responsáveis: Antônia Ramos, Neide Gomes e Maria Enéas.
Celebrante- Pe. Tadeu Pabiz-  Diocese de Nazaré da Mata
Quinta-feira: 09/06/2011
19:00 Horas: Novena e Santa Missa
Tema: Santo Antônio, exemplo de veneração a Maria.
Noiteiros: Família de José Miguel de Araújo,  José Rodrigues  de Araújo e Família , Setor Várzea.
Responsáveis: Maria Dilma e Maria Gomes de Araújo
Celebrante- Pe.  Antonio - Itaiba 


Sexta-feira: 10/06/2011
09:00 Horas: Missa dos estudantes e Professores.
Responsáveis: Maria das Graças, Secretaria de educação municipal, e escolas municipais e estaduais.
19:00 Horas: Novena e Santa Missa.
Tema: Santo Antônio Ensina-nos uma nova maneira respeitosa com a natureza e com as pessoas.
 Noiteiros: Luiz Pompeu Tôrres, Pedro Pompeu Tôrres,  Tadeu Tôrres,
Paulo Tôrres, Dr.Carlos Tôrres, Paulo Pompeu Tôrres, Pompeu Cidrão
Tôrres  Neto, Pompeu Luiz Ramos Tôrres, Plinio Cidrão Tôrres, Magnow Tôrres , Ronniê Tôrres, Roniere Tôrres, José Pompeu Tôrres Filho, Paulo Roberto de Melo Tôrres, Leônidas  Tôrres de Melo, Raul Tôrres, Cícero Antônio de Araújo, Rubson Bessoni, Lucivânia Tôrres, Tarcísio Araújo, Fátima Tôrres Alencar, Jussara Tôrres, Missionários da Paz.
Responsáveis: Luiz Pompeu Tôrres e Missionários da Paz
Celebrante Pe. Jorge Botta - Manari
          

Sábado: 11/06/2011
19:00 Horas: Novena e Santa Missa
Tema: A exemplo de Santo Antônio queremos ser Igreja servidora e defensora da família.
Noiteiros: Pastoral Familiar, Juventude, Motoristas, Motoqueiros, Vila Malta, Cohab e Enjeitado.
Responsáveis: Suamy, Isôlda, Lourdes, Luci Vânia Martiniano Pereira a Silva Neto (Netinho), Claudilene.
Celebrante- Pe. Sebastião- Betânia
Domingo: 12/06/2011
09:00 Horas: Missa das Crianças.
Responsáveis: Amparo, Pastoral da Criança e Catequese.
19:00 Horas: Novena e Santa Missa.
Tema: Santo Antônio Defensor e administrador da natureza.
Noiteiros: Família Silvério, José Severino Laranjeira, Marinalva
Alice Laranjeira, Drª. Lindinalva Laranjeira, Maria Alice, Hildacy
Laranjeira, Dr. Rawlison Ferraz, Lafrank Laranjeira de Araújo, Rosa
Silvério, Luiza Silvério, Dr. Marlos, Isolda Laranjeira, Dr. Charles,
Raimundo Laranjeira, Suamy Araújo, Ayanne Alice, Fátima Silvério,
Izabella Laranjeira, Maria do Carmo Laranjeira, Tereza Laranjeira,
Marina Laranjeira, Maria Laranjeira, Aparecida Laranjeira, Daniela
Laranjeira, Silvinho Silvério, Hércules Laranjeira e RCC.
Celebrante Pe. Luciano- Inajá


Segunda/13/06/2011
10:00 Horas: Batizados.
16:00 Horas: Procissão pelas ruas da cidade
                        Santa Missa
Responsáveis: Grupo Litúrgico
Celebrante- Pe. Roberto Ribeiro- Tacaratu

Shows Católicos.
Dia 01/06/2011: Banda  catolica
Dia 06/06/2011: Banda Marcial de Custodia.
Dia 07/06/2011: Jota Farias e Banda.
Procissões
Batizados
Casamentos
Terço da misericórdia todos os dias as 15h


FONTE: paroquiadeinaja.blogspot.com

SALGUEIRO: Poeta Chico Pedrosa solta o verbo e os versos em escolas e universidade

Foto: PMS


Nascido em Guariba na Paraíba e radicado em Arcoverde, o poeta Chico Pedrosa é daqueles que tem versos e humor nas veias o dia todo. Ele esteve em Salgueiro na ultima quinta-feira (26), participando da programação do Festival Pernambuco Nação Cultural, através da oficina ‘Autor na Academia’. O poeta foi muito festejado por onde passou declamando os seus poemas e de poetas famosos da prosa considerada matuta.
Chico Pedrosa esteve na Escola Estadual Professor Manoel Leite e recitou poemas no final do dia após uma sessão de estudos dos professores. No mesmo dia foi à   Universidade de Pernambuco onde encantou os alunos do curso de Administração do 5ª e do 3ª período com mais poesias e muitos risos a partir da intervenção dos estudantes.
O poeta tem três livros publicados: Pilão de Pedra I e Pilão de Pedra II, Raízes da Terra e vários Cordéis. Já  lançou três CDs com os nomes “Sertão Caboclo”, “Paisagem Sertaneja” e  “No meu Sertão é Assim”. Ao comentar seu processo criativo,  Pedrosa disse que a vida sem poesia não tem graça, por isso vive a produzir versos. “Agradeço esse dom que Deus me legou porque não sei como seria minha vida sem a poesia,” disse.
A obra de Pedrosa ganhou destaque nacional quando em 2003 por conta das apresentações do extinto grupo musical Cordel do Fogo Encantado, quando o vocalista Lirinha que é da cidade de Arcoverde incluiu no repertório uma obra-prima do poeta: “A Briga na Procissão.” Veja poema abaixo.


"Briga na Procissão"
Chico Pedrosa.
Quando Palmeira das Antas pertencia ao Capitão Bento Justino da Cruz
Nunca faltou diversão:
 Vaquejada, cantoria,
procissão e romaria
sexta-feira da paixão
Na quinta-feira maior,
Dona Maria das Dores
No salão paroquial reunia os moradores
E ao lado do Capitão fazia a seleção de atrizes e atores

O papel de cada um
o Capitão que escolhia
A roupa e a maquilagem
eram com Dona Maria
O resto era discutido,
aprovado e resolvido na sala da sacristia.

Todo ano era um Jesus,
um Caifaz e um Pilatos
Só não faltavam a cruz,
o verdugo e os maus-tratos
O Cristo daquele ano foi o Quincas Beija-Flor
Caifaz foi Cipriano, Pilatos foi Nicanor.

Duas cordas paralelas separavam a multidão
Pra que pudesse entre elas caminhar a procissão
Cristo conduzindo a cruz foi não foi advertia
Pro centurião perverso que com força lhe batia
Era pra bater maneiro mas ele não entendia
Devido a um grande pifão que bebeu naquele dia
Do vinho que o capelão guardava na sacristia.

Cristo dizia: ôh, rapaz, vê se bate devagar
Já estou todo encalombado, assim não vou aguentar
Tá com a gota pra doer,
Ou tu pára de bater ou a gente vai brigar.

O pior é que o malvado fingia que não ouvia
E além de bater com força ainda se divertia,
Espiava pra Jesus fazia pouco e dizia
Que Cristo frouxo é você, que chora na procissão
Jesus pelo que eu saiba não era mole assim não.

Eu tô batendo com pena, Tu vai ver o que é bom
Na subida da ladeira da venda de Fenelon
O couro vai ser dobrado
Daqui até o mercado a cuíca muda o som.

Naquele momento ouviu-se um grito na multidão
Era Quincas que com raiva sacudia a cruz no chão
E partia feito um maluco pra cima de Bastião
Se travaram no tabefe, ponta-pé e cabeçada
Madalena levou queda, Pilatos levou pancada
Deram um bofete em Caifaz
Que até hoje não faz nem sente gosto de nada.

Desmancharam a procissão,
o cacete foi pesado
São Tomé levou um tranco
que ficou desacordado
Deram um cocorote na careca de Timóti
que até hoje é aluado
Até mesmo São José,
que não é de confusão
Na ânsia de defender o filho de criação
Aproveitou a garapa
pra dar um monte de tapa
na cara do bom ladrão.

A briga só terminou quando o Doutor Delegado,
Interviu e separou: cada Santo pro seu lado
E desde que o mundo se fez,
Foi essa a primeira vez
Que Cristo foi pro xadrez,
Mas não foi crucificado.
FONTE: salgueiro.pe.gov.br

sábado, 28 de maio de 2011

ARCOVERDE: Paulinho Leite & Luciano Magno na Lira Cultural

 

Foto: paulinholeite.com.br
 
 Dando continuidade a sua programação, a Livraria Lira Cultural em Arcoverde-PE, promove noite de autógrafos com Paulinho Leite que na ocasião estará autografando o seu novo trabalho o DVD: Floresta dos Xaxados enquanto Luciano Magno lança o CD: Forrobodó, o melhor do forró pé de serra
[14.jpg]
Foto: lucianomagno.blogpot.com
 
Acontece dia 01 de junho, uma noite quarta-feira, ás 19:00, o evento é uma parceria da Livraria Lira Cultural e do Blog Falando Francamente, informações pelo telefone (87) 3821-0444, o DVD e o CD  poderão ser     adquiridos na livraria.          


Da Redação O Interior Net.

                                                                           Reprodução da capa: Forrobodó
                              

CONFIRA: PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 2011


Veja mais São João 2011, entrevista EXCLUSIVA com o cantor FLÁVIO JOSÉ, click: http://ointeriornet.blogspot.com/2011/05/sao-joao-do-nordeste-2011-o-interior_25.html


FONTE: Divulgação

Gravatá celebra Frei Damião

Próxima terça-feira (31/05) a cidade celebra Frei Damião. A procissão sai às 19 horas da Praça da Matriz em direção a Capela de São Miguel no bairro Riacho do Mel.


Na próxima terça-feira (31/05) acontece em Gravatá a tradicional procissão de Frei Damião que todos os anos atrai milhares de fieis vindos de todos os lugares da região para cumprirem a missão religiosa. Saindo da Praça da Matriz às 19 horas em direção a Capela de São Miguel, no bairro Riacho do Mel, são cerca de 5 quilômetros de caminhada, uma linda caminhada luminosa que com milhares de velas, clareiam todo o percurso.

A relação de Gravatá com Frei Damião é bastante forte. Foi em Gravatá que Frei Damião celebrou sua primeira missa, um marco para a cidade e para a vida do religioso. Falecido há 14 anos, o nordestino, o gravataense e o povo de Deus de um modo geral, não esqueceram as lições e ensinamentos do religioso, que em todos os seus discursos e em suas homilias, destacava o valor da família, a importância da família para a sociedade.


FONTE: Sec.Imprensa

CONFIRA: PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE LIMOEIRO 2011




FONTE: limoeiro.pe.gov.br

Belo Jardim ganha destaque na Mostra Internacional de Turismo

Artesanato de Belo Jardim ganha destaque na Mostra Internacional 
                                            Foto: divulgação



Belo Jardim encerra sexta-feira (27), a participação na Mostra Internacional de Turismo (MIT), que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.


De acordo com o diretor de Cultura, Flávio Passos, o stand do município tem feito sucesso no evento. O destaque é para a ‘fofoca’, o artesanato feito em tecido enrolado que faz referência à tradicional Festa das Marocas, que acontece em julho, na Terra do Bitury.


Além disso, estão expostos peças em barro, couro, materiais reciclados e os principais roteiros turísticos da cidade.  A exposição repete o sucesso da participação de Belo Jardim na Fenearte, em 2010, cujos produtos exibidos foram esgotados antes mesmo do término da feira.


FONTE: NE10

SÃO JOÃO DE PERNAMBUCO 2011: Pesqueira e Limoeiro iniciam suas festas

Serão as quadrilhas que também darão um tom especial ao São João de Pesqueira, no Agreste. A cidade da renda e do doce cairá no ritmo do forró a partir do dia 17, quando será a abertura oficial do São João da Família, que vai homenagear este ano a figura do vaqueiro. Dezoito quadrilhas desfilarão pelas principais ruas de cidade, de 17 a 26 de junho, com o objetivo de fazer um resgate das agremiações tradicionais.

Entre os vários grupos, um se destaca pela antiguidade e originalidade: a quadrilha do casamento de matuto de Minervino Osório. “Há mais de 25 anos o grupo se apresenta na cidade com o diferencial de ser uma quadrilha à cavalo”, explicou o secretário de turismo de Pesqueira, Leandro Tenório. O “casamento” é sempre na praça dom José Lopes, na véspera de São João. Além das quadrilhas, a programação de shows da cidade terá, no dia 17, Luis e Davi, Arnaldo Farias e Santana; e, no dia 18, as bandas Capital do Sol, Aquarius e Saia Rodada. As apresentações acontecem na praça dom José Lopes.

Limoeiro

Antes que junho chegue, a cidade de Limoeiro lança oficialmente os festejos do período com uma apresentação para a Imprensa hoje, no Recife. O município será, pela terceira vez, polo junino oficial do Estado, com o título “Forrozão da Princesa do Capibaribe”. O secretário de Turismo, Radamés Moura, contou que a cidade terá sete dias de festa - de 23 a 29 de junho - e cinco po­los de arrastapé. “Além do palco central, na avenida Severino Pinheiro, teremos o polo rodoviária, que irá recepcionar os turistas; polo das quadrilhas, outro no mercado público e o palhoção. Na programação de shows, a cidade garantiu atrações de nome nacional. “Os destaques serão Fábio Jr (23), Zezé di Camargo e Luciano (24), Brasas do Forró (25) e Novinho da Paraíba (27)”, antecipou Moura.

Veja mais São João 2011, entrevista EXCLUSIVA com o cantor FLÁVIO JOSÉ, click no link: http://ointeriornet.blogspot.com/2011/05/sao-joao-do-nordeste-2011-o-interior_25.html

FONTE: folhape.com.br

Chegada de Frei Damião ao Brasil completa 80 anos


Há exatos 80 anos, Frei Damião de Bozzano embarcava no Porto de Gênova, na Itália, com destino ao Brasil. A viagem, iniciada no dia 28 de maio, terminaria três semanas depois em Pernambuco. Em 17 de junho de 1931, o capuchinho desceu do navio Conte Rosso no Porto do Recife. Era o começo de uma história que durou até 1997, ano do falecimento do missionário, e que fez do frade um dos maiores confessores da Igreja Católica. Para contar essa trajetória, o Diario de Pernambuco publica neste domingo (29) o caderno especial Terra de Damiões. O caderno integra o projeto do jornal em realizar grandes reportagens e exigiu cerca de dois meses de pesquisas, entrevista e viagens.

A exemplo do capuchinho, a equipe do Diario embarcou numa grande viagem. Frei Damião percorreu 7 mil quilômetros na travessia do Oceano Atlântico. O repórter Jailson da Paz, a fotógrafa Alcione Ferreira e o motorista Gilson Bezerra andaram 3.352 quilômetros em Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará . Nesses estados, a equipe ouviu devotos, promesseiros, pesquisadores e críticos do frade em 17 cidades do Sertão ao Litoral. 

O lugar escolhido para começar a viagem pelo mundo do missionário foi Canafístula, em Palmeira dos Índios (Alagoas). Lá encontramos Damião Silva de Lima, 35. O agricultor havia perdido a visão de um dos olhos. E começou a revirar a concepção da reportagem proposta. “Fomos ao interior com uma ideia e voltamos, na primeira semana de viagem, com outra para a reportagem”, relembra Jailson.

A ideia inicial do caderno seria recontar a trajetória do frade a partir do mapa traçado por frei Otávio de Terrinca, superior do missionário. O mapa trazia a quantidade de pregações, casamentos, comunhões e crismas. “Mas de tantos Damiões e Damiana encontrados percebemos a existência de algo especial naquelas histórias”, revela Alcione. Havia. Todos os Damiões e Damianas tinham recebido o nome de batismo por devoção dos pais ao sacerdote. E seus relatos mostravam não só histórias de fé, sofrimento e superação, mas que se ligavam a aspectos importantes da vida do capuchinho, como o sacerdócio, a comparação com Padre Cícero e o embate contra o protestantismo. Por esses caminhos o Terra de Damiões, com 16 páginas, contará a história de Frei Damião.

Programação - Os 14 anos da morte de Frei Damião são celebrados pelo Convento de São Félix de Cantalice, no bairro do Pina, até a próxima terça-feira (31). Nos dias de evento, os romeiros participam de diversas atividades, como missas, vigílias, bençãos e procissão. Segundo o frei Abelardo José de Oliveira, guardião do convento e organizador da festa, a expectativa é de que 70 mil pessoas durante os dias de homenagem. O ponto alto será neste domingo (29) com a missa solene, que será celebrada pelo Arcebisbo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
Acompanhe a programação:

Sábado (28)
6h – Missa
12h – Ofício de Nossa Senhora
17h – Missa
19h – Encontro Mariano
22h às 4h – Vigília

Domingo (29)
4h – Ofício de Nossa Senhora
4h30, 6h e 8h– Missa
10h – Missa solene
14h30 – Missa e benção aos romeiros
17h – Missa e  benção aos voluntários e patrocinadores

Segunda-feira (30)
6h – Missa
12h – Ofício de Nossa Senhora
15h – Terço da Misericórdia
17h – Missa

Terça-feira (31)
6h e 11h – Missa
15h – Terço da Misericórdia
17h – Missa

Serviço :

Frades Capuchinhos
Convento São Félix de Cantalice
Rua José Rodrigues, 160 – Pina
Telefone: (81) 3465-8632 


FONTE: pernambuco.com

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CLIP DA SEMANA: CRISTINA AMARAL & MACIEL MELO - "É só triscar que sai faísca(Maciel Melo)"

SALGUEIRO: ENCONTRO DE BANDAS DE GARAGEM


                      FONTE: salgueiro.pe.gov.br 
                                             

Forrozão do Galo 2011 traz a festa do interior para o centro do Recife



O Galo da Madrugada é, de fato, “Alegria o Ano Inteiro”. Mais que isso: multicultural. Além de promover o maior e mais democrático carnaval de rua do planeta, no Sábado de Zé Pereira, o Clube das Mascaras tem o orgulho, também, de trazer para a capital pernambucana toda magia e tradição das festas juninas. Em sua segunda edição, o Forrozão do Galo realiza, nos dias 03 e 04 de junho ( sexta e sábado ) , uma festa digna dos palhoções do interior, com shows de forró, apresentações de quadrilhas e cidade cenográfica. O evento será na Praça Sérgio Loreto (Bairro de São José), das 19h à meia-noite, e é aberto ao público. 


De acordo com o presidente do Galo, Rômulo Meneses, a iniciativa - que teve início em 2010- vem a fortalecer ainda mais a ideia principal do Clube, que é de preservar as raízes da cultura pernambucana: “Nós estamos trazendo para o Recife toda a nossa tradição junina, como o forró pé-de-serra, atualmente mais vista no interior do Estado. Além disso, queremos transformar o Bairro de São José, já consagrado no carnaval, no grande polo também do forró”, afirmou. A expectativa de público para o evento deste ano é de 30 mil pessoas. 



Estrutura será montada na Praça Sérgio Loreto

 
Serão montados, nas proximidades da Praça Sérgio Loreto, um palco de 12x10m, onde apresentam-se os cantores e bandas, e um grande palhoção, que servirá de espaço para dança e também apresentação das quadrilhas e outros grupos culturais . A estrutura irá contar ainda com uma cidade cenográfica, assinada pelo artista plástico Ary Nóbrega, responsável pela produção das alegorias do Galo. Nela, estarão elementos típicos das cidades do interior: igreja, delegacia, casinhas, balões, banderolas, etc. Haverá também barracas com comidas típicas à venda.
Para completar a festa, um trio elétrico sai da Praça da Independência, às 19h da sexta e do sábado, e percorrem a Avenida Dantas Barreto até a Avenida Sul, ao som do bom e autêntico forró pé-de-serra.


No domingo, 05, haverá ainda concurso de quadrilhas juninas, promovido pelo Extra Supermercados, um dos parceiros do Galo na realização do “Forrozão”. 


Serviço: 
 
Forrozão do Galo – 2011
Data: 03 e 04 de junho (sexta-feira e sábado)
Horário: das 19h à meia-noite
Local: Praça Sérgio Loretto (um trio elétrico sai da Praça da Independência)
Aberto ao público 


FONTE: galodamadrugada.org.br

ECONOMIA: Banco não deve fornecer cédulas manchadas - Notas de caixas arrombados não podem voltar a circular

O crescente número de atentados a caixas eletrônicos em Pernambuco não assusta só no quesito violência, mas preocupa o comércio, que precisa estar atento para não receber ou repassar cédulas possivelmente roubadas. Para que essas notas sejam identificadas, os terminais de atendimento as deixam manchadas de uma cor avermelhada. Dessa forma, combater a circulação nas ruas não é lá tão difícil, pelo menos na teoria. E se o próprio banco coloca o dinheiro na mão da população? É o que o engenheiro Antônio Lourenço da Silva, 64 anos, diz ter acontecido.

No bolo de R$ 190 sacados em um caixa do Banco do Brasil (BB), no Bompreço de Casa Amarela, ele pegou, sem perceber, uma nota de R$ 50 inutilizada. “Quando puxei o dinheiro do bolso para fazer um pagamento é que vi a mancha. O BB mandou entrar em contato com o Banco Central (BC), que, por sua vez, me orientou a procurar o BB. A orientação foi que eu deixasse a nota em uma agência, pegasse um recibo e esperasse 30 dias para a solução do problema”, contou.

A recomendação do BC foi divulgada na última semana e o prazo diz respeito ao período de análise da moeda. No entanto, a prática está prevista para cédulas encontradas no comércio. No caso de ela ser disponibilizada por um caixa eletrônico, o cliente pode trocá-la em uma agência bancária, conforme informou a assessoria de Comunicação do BC. A orientação é compartilhada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). “Não enxergo que o banco possa ser penalizado em termos de crime e nunca recebemos uma comunicação parecida”, avaliou o gestor do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), Antônio Barros.

A Assessoria de Imprensa do BB em Pernambuco disse não contestar a informação do cliente. Apesar de não haver prazo determinado para o procedimento de análise, o banco “tenta agilizar a tramitação ao máximo possível”. Sobre a existência de notas inválidas nos terminais, a instituição afirmou que não poderia se pronunciar por não ter sido procurada de forma imediata. “O funcionário não colocaria a cédula no caixa em hipótese alguma se percebesse a mancha”.

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), só este ano foram registrados no Estado 41 roubos e furtos, entre tentados e consumados. Em 2010, foram computados 64 furtos e nenhum roubo. O delegado Antônio Barros reforçou que os procedimentos com fogo ou mancha são para desestimular a ação dos criminosos. “A determinação é que essas cédulas sejam tratadas como uma moeda falsa. O cidadão não deve recebê-las. Se acontecer, deve comunicar à Polícia”, observou.


FONTE: folhape.com.br

ARCOVERDE: IRAH CALDEIRA NO GUAIAMUM MATUTO


IRAH CALDEIRA EM ARCOVERDE DIA O3 DE JUNHO

                     
A cantora nascida nas Minas Gerais, e radicada em Pernambuco, a forrozeira Irah Caldeira será a grande atração de aniversário do Restaurante Guaiamum Matuto, em Arcoverde-PE, no dia 03 de junho, sexta-feira, a partir das 22:00 horas. Reservas de mesas pelo telefone (87) 3822-1233, valor da mesa R$ 80,00.


Da Redação O Interior Net, Foto: irahcaldeira.com.br


                                  

SÃO JOÃO DE CARUARU 2011: Cidade cenográfica faz uma viagem ao tempo

Projeto audiovisual apresentado nessa segunda (23), mostrou, entre outras coisas, como ficará a Estação Cor 
Reprodução/Prefeitura de Caruaru

Quem for a Caruaru, durante os festejos juninos, que este ano acontecem de 4 a 29 de junho, poderá conferir de perto uma cidade cenográfica erguida no Polo Cultural da Estação Ferroviária.


O objetivo é relembrar as origens de Caruaru, quando a antiga vila servia como entreposto para os viajantes que percorriam o Agreste pernambucano.



Além disso, o São João deste ano contará ainda com a ''Estação Cor'' que é um espaço adotado por arquitetos, lojistas, decoradores, construtores e engenheiros da cidade. Ao todo, serão 10 instalações com a sala de reboco, sala de artes plásticas, sala de adivinhações, hospedaria, salão dos ceramistas, cozinha junina, mercearia, casa dos noivos e forró da terra.


FONTE: NE10

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ARCOVERDE: Festa para criançada - Banda da Galinha Pintadinha



Uma boa opção para o público infantil
nesse final de semama, será o show da Banda da Galinha Pintadinha, direto de São Paulo, no Esporte Clube Municipal de Arcoverde, próximo domingo, dia 29 de maio, ás 16:00, ingresso R$ 13,00.



Maiores informações pelos telefones:   (87)  3822-4520 / 9926-3200

Da Redação O Interior Net.

TURISMO: Pernambuco quer te levar para o interior. Conheça o projeto Revelando PE


É impossível pensar em Pernambuco sem que a lembrança remeta diretamente às belezas naturais do estado. Cultura rica, praias, carnaval. No entanto, os atrativos daqui ultrapassam os três elementos citados. Para estimular um potencial pouco explorado no turismo local, foi lançado nesta quinta-feira (26) o projeto Revelando Pernambuco. A parceria entre governo estadual – por meio da Secretaria de Turismo do Estado e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) - governo federal e Fundação Assis Chateaubriand foi anunciada no Centro de Convenções, em Olinda e contou ainda com representantes do trade.


A principal intenção do projeto é interiorizar o turismo, mostrando que a região tem bem mais atrativos do que se conhece, principalmente no que se refere a entretenimento e conhecimento histórico. Para isso, a ação vai contar com R$ 7 milhões, provenientes do governo federal. O montante será utilizado na divulgação de 14 rotas turísticas que serão criadas para destacar atrativos culturais, geográficos e opções de lazer que incluem o ecoturismo e enoturismo.


Para a criação das rotas foi feita uma pesquisa durante sete seminários, realizados entre 25 de abril e 11 de maio, que levantou dados sobre a melhor maneira de desfrutar das singularidades de cada uma das cidades e sua rota específica. São elas: Rota Forró e Baião de Luiz Gonzaga, Crença e Arte, História e Mar, Costa dos Arrecifes, Águas da Mata Sul, Encostas da Chapada do Araripe, Engenhos e Maracatus, Vinho-Vale do São Francisco, Moda e Confecção, Poesia e Cantoria, Cangaço e Lampião e Ilhas e Lagos do São Francisco.


O secretário estadual de turismo, Alberto Feitosa, destacou a importância das parcerias público-privadas com o objetivo de fomentar o programa. “Não se pode fazer turismo sem mostrar tudo que Pernambuco tem, daí vem a necessidade da implantação do Revelando Pernambuco e interiorizar o turismo”.


A época para o lançamento do Revelando Pernambuco não foi por acaso. O momento pega carona com a expectativa para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, nas quais espera-se que o estado receba um grande fluxo de visitantes que conhecerão o país. O projeto conta, ainda, com cartilhas educativas, guias, oficinas, revistas e campanhas publicitárias que reforçam o papel do turismo como uma das mais promissoras atividades econômicas e seu potencial de geração de renda e inclusão social.


Além das parcerias e sensibilização da população, o Revelando Pernambuco vai contar ainda com uma ação grandiosa e voltada para a educação. Alunos do 1º ano do Ensino Médio de 400 escolas públicas pernambucanas vão participar de um concurso de redação e vídeo. Os autores dos melhores textos serão eleitos como Embaixadores do Turismo e vão ganhar câmeras de vídeo e fotográficas para captarem imagens das localidades onde vivem. Ao final do projeto, todo o material produzido por eles vai ser compilado num documentário institucional veiculado pelo governo estadual.


Dois guias específicos completam o projeto: um direcionado aos gestores municipais e outro especialmente pensado no empresariado. O objetivo é apontar rumos para que os municípios tenham um bom modelo de governança e possam desenvolver seus produtos turísticos.

FONTE: pernambuco.com

São João de Caruaru 2011 com obras atrasadas. Palco, camarotes e polos ainda não estão prontos

Faltando 10 dias para começar o São João de Caruaru, o NE10 resolveu acompanhar de perto como está o andamento dos trabalhos em quatro dos 5 polos de animação da festa na Capital do Forró.

Percorrendo o Arraial do Candeeiro, o Polo Cultural da Estação Ferroviária, o Polo das Quadrilhas e o Pátio de Forró Luiz Gonzaga, na manhã desta quarta-feira (25), foi possível observar que ainda há muito o que se fazer por lá.

“Eu passo por aqui todos os dias para trabalhar e ainda não estou acreditando que nem mesmo o palco conseguiram montar. Se a gente contar, faltam 10 dias e o que a pessoa ver é um Pátio sem nada”, lamentou a balconista Gisele Silva, 27 anos.

A programação de shows este ano começa dia 4 de junho e segue até o dia 29. Para abrir a festa: Azulão, Genaro, Elba Ramalho e Matruz com Leite; e para encerrar o grande arrasta-pé subirão ao palco Aviões do Forró, Flor de Mandacaru, Targino Gondim e Alcymar Monteiro.


Confira como estão as obras nos seguintes polos:


POLO - PÁTIO DO FORRÓ LUIZ GONZAGA


RESTAURANTES

Longe do forró, o ritmo que toma conta do espaço nesta quarta é o som do martelo. É que os 29 restaurantes, com estrutura montada em madeira, ainda estão em construção. Pedreiros e maceneiros trabalham para erguer os estabelecimentos.

PALCO

A estrutura do palco onde subirão nomes importantes do forró como Zé Ramalho, Elba, Aviões do Forró e Geraldinho Lins, começa a ser montada. Longe de estar concluído, a imagem no local é de homens trabalhando em meio às estruturas, para deixar de pé o principal espaço do São João.

CAMAROTES

Assim como os restaurantes e o palco, a estrutura dos camarotes  - que de acordo com a prefeitura, terão  45 metros de comprimento,  elevador, portas de acesso mais largas e banheiros projetados especialmente para portadores de deficiência e pessoas com dificuldade de locomoção - ainda é um verdadeiro emaranhado de ferragens que está começando a ser erguido.

BARRACAS

E diferente dos restaurantes, palco e camarotes, a colocação de 160 barracas (estruturas desmontáveis) anunciada pela organziação da festa, ainda não podem ser vistas pelo local.


POLO ARRAIAL DO CANDEEIRO

Instalada no Pátio do Forró, a estrutura (toldos) já foi instalada no local. Segundo a prefeitura, no Arraial, considerado um polo alternativo durante o São João, passarão dezenas de artistas regionais responsáveis por manter viva a tradição do forró pé-de-serra.


POLO CULTURAL DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Quem passa pelo local, além dos inúmeros tapumes que reservam o trabalho dos envolvidos no projeto, há também muito lixo do que é retirado da estrutura do ano passado. No Polo da Estação se concentra a vila cenográfica que depois de 12 meses, precisava de muitos reparos e uma nova roupagem. A Estação Ferroviária, que sempre é alvo de vândalos, ainda não recebeu uma nova pintura e o trem cenográfico que será montado no local ainda não pode ser visto.

POLO DAS QUADRILHAS
Localizado na Estação Ferroviária, o espaço recebeu a cobertura (em toldo) e um gradeado. Só que ainda nada de arquibancadas que, segundo a prefeitura, comportarão mil pessoas durante as apresentações artísticas de grupos e concursos de quadrilhas tradicionais e estilizadas.


FONTE: NE10