Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de maio de 2011

FESTAS DO INTERIOR DO NE: Confira a Programação do São João de João Pessoa 2011

Tradição e muito forró

O Ponto de Cem Réis deve se transformar em um grande arraial em homenagem ao cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, homenageado da festa com o tema Celebração do Forró entre os dias 23 e 29 de junho. Gilberto Gil, Alceu Valença, Pinto do Acordeon, Biliu de Campina, Clã Brasil, Maciel Melo, Zé Calixto e Joquinha Gonzaga prometem "levantar poeira" no palco principal do São João de João Pessoa - O Melhor da Gente. A programação oficial foi divulgada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope),  devem circular 40 mil pessoas na área do Centro Histórico da capital.

                 
    
Caricatura de Genival   Lacerda homenageado  no São João de JP 2011 
Reprodução: genivallacerda.blogspot.com




Na edição 2011 da festa, a novidade fica por conta da abertura que começa às 12h e que se estende até às 15h, na Praça Rio Branco, onde vai ser realizado o Festival de Emboladores. Nela, será realizado o Festival de Emboladores, que se estende até às 15h.

No Ponto de Cem Réis, serão armados dois palcos. De duas a três atrações vão se apresentar no palco dos shows, a partir das 20h. Um dos destaques do dia 23 é o encontro entre a cultura popular e a música erudita paraibana, com a apresentação do Coral dos Mestres Aboiadores e da Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa (OCCJP).

Ainda na abertura, subirá ao palco dos shows um dos maiores nomes do fole de oito baixos, o músico Zé Calixto. Haverá também a apresentação de Joquinha Gonzaga, que é sobrinho de Luiz Gonzaga, e do grupo Swing Nordestino.

Gil, Alceu e forró?

O que Gil e Alceu tem a ver com o forró? Essa foi um dos questionamentos feitos por internautas no microblog Twitter. Tanto Gilberto Gil quanto Alceu Valença são influenciados pelo forró de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Fora essa reverência, o tropicalismo de Gilberto Gil fazia o encontro da modernidade sonoridade com a tradição nordestina e Alceu nos anos 70 pontuou em cada canção a guitarra com os ritmos da região, incluindo-se aí o forró. Ambos compõem e tocam forró.

Gilberto Gil está na estrada divulgando o DVD Fé na Festa Ao Vivo baseado no CD Fé na Festa, todo dedicado ao forró e bem recebido por público e críticos. O cantor está empenhado em documentar e disseminar as festividades juninas. No site do cantor há espaço para o Circuito São João que contará com equipes em quatro estados (a Paraíba está de fora) desse trabalho de documentação. Alceu Valença nos anos 90 dedicou-se a mergulhar com mais afinco no universo do forró. Em 1998 lançou o CD Forró de Todos os Tempos e ultrapassou as 300 mil cópias. Três anos depois lançou o CD Forró Lunar com um repertório todo autoral.

Programação

Quinta-feira (23/06)
Praça Rio Branco - Festival de Emboladores
Das 12h às 15h - Lindalva e Lavandeira, Zezinho da Borborema e Curió de Bela Rosa, Zezinho e Carlos Batista, Frank e Nazar, Geraldo e Ginaldo Mousinho
Ponto de Cem Réis, às 17h - Flor de Caruá e Basto do Adordeom
19h - Novo Quilombo de Gurugi (coco), Antônio Batista e Severino Paulo (violeiros)
20h - Coral dos Mestres Aboiadores e Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa, Zé Calixto, Joquinha Gonzaga, Swing Nordestino

Sexta-feira (24/06)
Ponto de Cem Réis, 17h
Azulão do Forró (trio), Os Três do Norte(trio), Chico Ribeiro & Os Cabras de Mateus
19h - Antônio Costa e Daudete Bandeira (violeiros), Irmãos Aniceto (pífano)
20h - Dejinha e Ripa na Chulipa

Sábado (25/06)
Ponto de Cem Réis, 17h - Raízes do Forró, Feira de Mangaio e Baião de Dois
19h - Cirandeiros do Vale do Gramame, Coco da Baía da Traição
20h - Maciel Melo e Biliu de Campina

Domingo (26/06)
Ponto de Cem Réis, 17h - Forrós Fiando, da Mala e Alexandre Pé-de-Serra
19h - Seu Cícero e Odete de Pilar
20h - Alceu Valença e Pinto do Acordeom


Segunda-feira (27/06)
Ponto de Cem Réis, 17h - Eugênio do Acordeom, Forró Encabulado e Marluce Forrozeira
19h - Banda de Zé Pretinho e Ciranda do Sol
20h - Trio Nordestino e Os Três do Xamego

Terça-feira (28/06)
Ponto de Cem Réis, 17h - Tamborete de Forró, Aconchego do Forró, Forrozeiro do Nordeste
19h - Penha Cirandeira e Ciranda dos Tupinambás
20h - Gilberto Gil e Forró Caçuá

Quarta-feira (29/06)
Ponto de Cem Réis, 17h - Roberto dos 8 Baixos, Luiz Dias e Os Meninos do Forró
19h - Reisado de Zabelê (reisado) Lapinha de São Sebastião
20h - Genival Lacerda e João Lacerda, Flávio José e Clã Brasil



FONTE: jornalonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário