Total de visualizações de página

sábado, 14 de maio de 2011

Festas do Interior do NE: Já está cortada a árvore da Festa do Pau da Bandeira 2011

Festa do Pau da Bandeira é uma das mais tradicionais do Ceará (Foto: RAFAEL VILAROUCA/DIVULGAÇÃO
)Festa do Pau da Bandeira é uma das mais tradicionais do Ceará (Foto: RAFAEL VILAROUCA/DIVULGAÇÃO )
Começaram os preparativos para a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, realizada todos os anos a partir do último domingo de maio em Barbalha, no Cariri. Um tronco da árvore conhecida como “rama branca”, de aproximadamente 23 metros de comprimento e duas toneladas e meia, foi cortado ontem no Sítio São Joaquim, a sete quilômetros da sede do município.

O corte do tronco que servirá de mastro para indicar o início dos festejos respeitou as determinações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Comissão do Pau da Bandeira, a Prefeitura de Barbalha, o Ministério Público Federal e o Instituto Chico Mendes.

Em março, o Instituto ameaçou embargar o corte caso não fossem feitas a localização e a identificação adequadas da árvore a ser cortada. Além da árvore, também foi o escolhido o “capitão do pau” Rildo Teles, que no dia 29 comanda a multidão de carregadores.

O secretário de Turismo de Barbalha, Dorivan Amaro, explica que o tronco fica “guardado” numa estrada perto do leito de um rio e de lá segue em cortejo para a igreja matriz na manhã de 29 de maio. À noite ocorre o fincamento do mastro em frente à igreja matriz.

Começando no domingo, a festa prossegue até o dia 13 de junho, dia do padroeiro Santo Antônio, com procissões, trezenas, quermesses, leilões, apresentações folclóricas, festas populares e apresentações musicais.


Patrimônio Imaterial
Dorivan Amaro diz que deve ser definida em agosto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Ceará o registro da Festa como patrimônio imaterial nacional. “Desde 2002 vem sendo feito o inventário da festa. O processo já está bem adiantado”, garante Amaro.

Em setembro de 2010, O POVO mostrou que a escolha dependia de voto do Conselho Consultivo do Iphan, em Brasília. Amaro explica que o processo ficou atrasado por conta da indefinição quanto ao nome oficial da festa. 

Seminário a ser realizado em julho na cidade deve definir o nome final entre duas opções: Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio ou Festa de Santo Antônio de Barbalha.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio é uma das mais tradicionais festas populares do Estado. Reunindo elementos sagrados e profanos, muitas devotas solteiras creditam poderes casamenteiros às lascas do pau cortado todos os anos. 

SAIBA MAIS

O ritual do corte do pau para a festa de Santo Antônio foi oficializada pela Igreja de Barbalha em 1928. Há registros orais, porém, que dão conta da festa sendo realizada ainda no século XIX.

De acordo com pesquisadores da festa, é provável que o costume de se fazer cortejo com o mastro da bandeira de Santo Antônio tenha sido disseminado pelo padre José Antonio Maria Ibiapina, o Padre Ibiapina, que no século XIX andou pelos sertões construindo cemitérios e casas de caridade.

O mastro hasteado indica para quem chega que a cidade está comemorando a festa do padroeiro.


FONTE: opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário