Total de visualizações de página

domingo, 15 de maio de 2011

Festas do Interior do NE: Lançamento do São João de Salgueiro 2011

A sanfona, o triângulo e a zabumba já estão afinados   com o lema “Salgueiro tá te chamando, vem Simbora Forrozar”. Ao som de Antônio da Mutuca, com o autêntico forró pé de serra, o prefeito Marcones Libório de Sá lançou, no Centro de Cultura, Lazer e Turismo a programação dos festejos juninos 2011.
                                                                                                                            

A programação do São João 2011 que terá 30 dias de festa e vai envolver atividades de educação e cultura e lazer. Os homenageados do São João 2011, são Zé Nilton, Luizão e a Banda de Pífanos de Conceição das Crioulas,  ícones da cultura salgueirense.

“Incorporamos essas homenagens no São João deste ano, agraciando três figuras diferentes e tão queridas por nosso povo. A Banda de Pífanos de Conceição das Crioulas faz parte da nossa raiz e da nossa cultura, por isso é importante não deixar essa tradição morrer. Queremos resgatar também um grande nome da nossa cultura que é Zé Nilton,  sanfoneiro e compositor salgueirense. E a terceira homenagem é Luizão, uma figura folclórica da cidade e que sempre esteve presentes em todas as festas religiosas de Salgueiro”, contou o prefeito.

A festa do padroeiro Santo Antônio, também entrou na pauta, já que  a comunidade católica estará em festa de 1º a 13 de junho,  com a  trezena do santo padroeiro. O evento religioso que reúne fiéis da cidade e do campo acontece na Praça da Catedral que estará ambientada com decoração junina e barracas onde serão encontradas comidas típicas e artesanato.
                                                                                                                                 

Será instalado no Centro de Cultura, Lazer e Turismo, o “Portal de Entrada” com uma série de serviços para os forrozeiros, com informações turísticas da cidade, cenário ruralista, casa de Pífanos com acervo fotográfico e apresentações diárias, casa do fogueteiro com exposição e arsenal sobre  Luizão.

O Centro de Cultura também contemplará a comunidade com a Feira de Mangaio que vai mostrar o rico e diversificado artesanato de Salgueiro, onde os artesãos vão expor e comercializar, suas criações. A programação desse ano foi ampliada com o arrasta pé no salão, que também será instalado no Centro para relembrar o autêntico forró pé de serra,  no aperto do salão. No local, haverá apresentação de sanfoneiros regionais que levarão para público o ritmo mais tradicional do nordeste.

As comidas juninas não poderiam faltar na programação. Mais uma vez a Prefeitura de Salgueiro em parceria com a TV Grande Rio, realiza o concurso de Culinária Junina. Com o tema “Milho Verde e Coisa e Tal”, o evento envolve donas de casa no delicioso concurso, com pratos típicos da região, unindo ingredientes essenciais de dar água na boca. 

O Festival Regional de Quadrilhas Juninas também em parceria com a TV GR, vai revelar mais uma vez as diversas formas de cultura popular que se manifestam no município e região. A fogueira vai queimar e o autêntico forró também vai fazer o arrasta pé na zona rural, com os pólos instalados em Pau Ferro, Santana, Uri, Umãs, Conceição das Crioulas, Montevideo e Campinhos.

Os forrozeiros vão fazer a poeira subir e no chão de terra batida o Arraiá das comunidades rurais ganhará toda a alegria do “São João na Roça”. Ao final da solenidade,  o prefeito anunciou as atrações da Estação do Forró que será aberta de 23 a 29, com um elenco de artistas de destaque no cenário nacional e regional da Música Brasileira. Nomes como Flávio José, Jorge e Mateus, Waldonys, Clã Brasil, Maciel Melo, João Bandeira e Flávio Leandro, vão garantir dias de animação e muito forró no pé.



FONTE-Texto:Prefeitura de Salgueiro & Fotos: Héliton/Laboart

Nenhum comentário:

Postar um comentário