Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de maio de 2011

Sistema de Previsão e Alerta Hidrometeorológico é inaugurado hoje

O governo de Pernambuco vai inaugurar, nesta terça-feira (10), o Sistema de Previsão e Alerta Hidrometeorológico na Sala de Situação da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O local possui equipamentos de alta resolução que vão possibilitar o acompanhamento dos dados em tempo real, como também a antecipação de possíveis riscos, agilizando a capacidade de resposta do estado às mudanças climáticas e possibilidade de chuva e enchentes.

Um dos destaques do novo sistema é o programa de simulação de enchentes, que, a partir de informações topográficas das cidades e volume de chuvas previsto, pode indicar áreas vulneráveis e permitir a retirada da população, em caso de necessidade. Os dados do Sistema serão acessados pelos técnicos da Apac e de órgãos como a Defesa Civil para facilitar a prevenção aos prejuízos à população no caso de eventos naturais extremos.

Segundo o governo, cerca de R$ 1 milhão foram investidos na Sala de Situação e no Sistema de Previsão e Alerta do Estado, que vai fazer parte da Rede Nacional de Alerta, do sistema da ANA (Agência Nacional de Águas). Em Pernambuco, o Sistema conta com Plataformas de Coletas de Dados (PCDs) posicionadas para transmissão automática de informações de precipitação pluviométrica e níveis fluviais aferidos em réguas instaladas nos leitos dos rios. Os equipamentos são apoiados por radares meteorológicos, rastreados por satélites.

A Sala de Situação da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE), funcionará na sede provisória da Apac, nas instalações da Compesa.


FONTE: dpnet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário