Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de maio de 2011

ECONOMIA: Banco não deve fornecer cédulas manchadas - Notas de caixas arrombados não podem voltar a circular

O crescente número de atentados a caixas eletrônicos em Pernambuco não assusta só no quesito violência, mas preocupa o comércio, que precisa estar atento para não receber ou repassar cédulas possivelmente roubadas. Para que essas notas sejam identificadas, os terminais de atendimento as deixam manchadas de uma cor avermelhada. Dessa forma, combater a circulação nas ruas não é lá tão difícil, pelo menos na teoria. E se o próprio banco coloca o dinheiro na mão da população? É o que o engenheiro Antônio Lourenço da Silva, 64 anos, diz ter acontecido.

No bolo de R$ 190 sacados em um caixa do Banco do Brasil (BB), no Bompreço de Casa Amarela, ele pegou, sem perceber, uma nota de R$ 50 inutilizada. “Quando puxei o dinheiro do bolso para fazer um pagamento é que vi a mancha. O BB mandou entrar em contato com o Banco Central (BC), que, por sua vez, me orientou a procurar o BB. A orientação foi que eu deixasse a nota em uma agência, pegasse um recibo e esperasse 30 dias para a solução do problema”, contou.

A recomendação do BC foi divulgada na última semana e o prazo diz respeito ao período de análise da moeda. No entanto, a prática está prevista para cédulas encontradas no comércio. No caso de ela ser disponibilizada por um caixa eletrônico, o cliente pode trocá-la em uma agência bancária, conforme informou a assessoria de Comunicação do BC. A orientação é compartilhada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). “Não enxergo que o banco possa ser penalizado em termos de crime e nunca recebemos uma comunicação parecida”, avaliou o gestor do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), Antônio Barros.

A Assessoria de Imprensa do BB em Pernambuco disse não contestar a informação do cliente. Apesar de não haver prazo determinado para o procedimento de análise, o banco “tenta agilizar a tramitação ao máximo possível”. Sobre a existência de notas inválidas nos terminais, a instituição afirmou que não poderia se pronunciar por não ter sido procurada de forma imediata. “O funcionário não colocaria a cédula no caixa em hipótese alguma se percebesse a mancha”.

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), só este ano foram registrados no Estado 41 roubos e furtos, entre tentados e consumados. Em 2010, foram computados 64 furtos e nenhum roubo. O delegado Antônio Barros reforçou que os procedimentos com fogo ou mancha são para desestimular a ação dos criminosos. “A determinação é que essas cédulas sejam tratadas como uma moeda falsa. O cidadão não deve recebê-las. Se acontecer, deve comunicar à Polícia”, observou.


FONTE: folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário