Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2011

LITERATURA & FORRO: A vida e a música de Anastácia

                                                                                      Foto: funarte.gov.br
Anastácia e Jackson do Pandeiro, parceiros no Projeto Pixinguinha de 1980
Anastácia e Jackson do Pandeiro, parceiros no Projeto Pixinguinha de 1980

A cantora e compositora Anastácia, aos 71 anos, lança hoje sua biografia, “Eu Sou Anastácia” (FacForm, 377 páginas) escrita pela historiadora Lêda Dias, às 19h30, no Restaurante Arr’Égua (Rua General Polidoro, 955, Cidade Universitária). A entrada é gratuita, e a noite conta ainda com apresentações musicais para celebrar o lançamento.

O livro foi criado a partir de conversas entre Anastácia e Lêda, traçando os momentos decisivos da trajetória da artista, desde sua infância, até chegar a sua relação com Luiz Gonzaga e os diversos momentos de sua carreira musical.

O livro conta com um depoimento de Gilberto Gil, que contextualiza a importância de Anastácia na cultura popular do Nordeste, ressaltando a influência de sua produção. No texto, o músico comenta: “Anastácia desponta nos anos 1960 com uma contribuição muito própria como compositora e intérprete. Um toque delicado e carinhoso no modo de dirigir o seu olhar romântico sobre temas típicos do cancioneiro do Nordeste deu a Anastácia um lugar singelo dentre as moças nordestinas da canção. Eu mesmo tive a oportunidade de recriar duas de suas maravilhosas canções com as gravações de ‘Eu Só Quero um Xodó’ e ‘Tenho Sede’, em parceria com Dominguinhos, seu mais importante colaborador. Essas canções são preciosos exemplares da bela contribuição de Anastácia à canção romântica do gênero nordestino. Eu sei o sabor que tem cantar Anastácia, e sei o prazer que nossa gente tem em escutar suas canções”.


FONTE: folhape.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário